sábado, 25 de dezembro de 2010

WikiLeaks defende o blog Falha de São Paulo

por JJcomunic
e a Folha, hein? Que fica histérica ao ser criticada? Personalidades do Brasil e do exterior acusam o jornalão de censurar um veículo de ideias, sátira e humor. Depois da organização Repórteres Sem Fronteiras, Julian Assange, do WikiLeaks, chama a censura da Folha de "grande escândalo".
Vá ao site Desculpe a Nossa Falha.
Clique AQUI

6 comentários:

debarros disse...

Quem chama de "jornalões"os grandes jornais do B rasil é o ex-chefe de comunicação do atual governo. Esse mesmo ex-chefe que criar – em contradição com o pensamento dos "progresssistas do PT, que querem acabar com as Agências controladoras – uma Agência controladora da Mídia brasileira.
Então é um Partido que não se entende. Cada um vai pro lado que melhor lhe convier ou melhor atender os seus interessses pessoais.
Na verdade, quer criar um órgão que venha ser mais um censurador do que um controlador no bom sentido e objetivo das Agências.
Esse nunca me enganou, como muitos desse partido nunca me enganaram.

Gonça disse...

Não existe isso, debarros. É onda da imprensa. Não há no projeto nada sobre "controle" da imprensa. A mídia no Brasil claramente não é democratica, é controlada por pequenos grupos, famílias, que pertencem ao alto da pirâmide e defendem o ato da priâmide, pensam igual, apoiam os mesmos políticos, fazem campanahs políticas para os mesmos sujeitso. Estão no direito deles. O problema é o país não ter alternativa, não ter um debate, uma pensamento contraditório. O que o Brasil deveria discutir nesse projeto ou em outro são as empresas (jornais e revistas por exemplo usam papel subsidiado, ou seja, dinheiro público, as TVs e rádios são concessões públicas não deviam poder ser vendidas de um para outro, como mercadoria que não pertence a empresários mas ao público. Políticos são donos de concessões e fazem uso político delas. Isso é liberdade de imprensa? Entregar novas concessões de rádio e TV a outros grupos sociais, sindicatos, associações de classe, comunidades já seria um bom caminho. O tema do debate são as empresas comerciais, a liberdade de imprensa não está em jogo. Por que empresas de comunicação não podem ser reguladas como quaiquer outras? Regular com base em leis aprovadas pelo Congresso não é controlar. Bancos são regulados, farmácias idem, posto de gadsolina tb, lojas, todo tipo de atividade tem regulação. Ainda mais se, no caso de rádios e TVs, são concessões públicas. A ganancia é tanta que agora grupos de comunicação querem impedir a entrada de concorrentes, como empresas telefônicas que querem investir em tv a cabo e conteudo de internet. Tudo isso é questão empresarial mão de liberdade de expressão que não está em jogo, nunca esteve e não há um só caso de cerceamento da liberdade de imprensa por parte do governo nos últimos anos. Houve sím liminares absurdas concedidas por outro poder, a Justiça, a mesma que a pedido do jornalão Folha tirou do ar o site satírico Falha de São Paulo.

debarros disse...

Não deixo de concordar com você em varios pontos mas não foi a pedido da Folha na Justiça, que foi tirado do ar o tal site satírico "Falha de S. Paulo". Não, a Folha teve de entrar com ação contestatória, ou sei lá que nome se dá a esse recurso. para acabar o site satírico. Ela tem essse direito protegido pela Constituiçào. Agora, a sentença vai depender do Juiz e Juiz brasileiro nunca se sabe o que se passa na cabeça deles.

Gonça disse...

A Folha entrou na Justiça, como você mesmo diz, então foi a pedido da Folha. O que incomodou a Folha não foram as sátiras, foi o fato de o blog comparar versões e demonstrar as "falhas" da Folha propositais ou não. Para acionar a Justiça eles usam até o argumento de que querem protgeger a "marca" Folha. Mas oque esperar? É o mesmo jornalão que apoiou a ditadura e até a ponto de ,como já foi publicado inúmeras vezes, emprestar carros do jornal para a polícia prender opositores do regime nos anos 70.

debarros disse...

Esse seu último comentário está meio confuso.
Primeiro que a Justiça não toma nenhuma decisão aleatoriamente. Ela não intervem nas ações entre agentes a não ser que seja solicitada através de meios burocráticos a pronunciar sentença elucidatórias ou memso condenatórias.
Sem entrar no mérito da questão, acho que a Folha teve razão ao recorrer à Justiça para corrigir um trocadilho em cima do seu Logotipo, que na sua opinião a estaria prejudicando.

Gonça disse...

nada confuso, debarros, o Justiça foi acionada pela Folha para tirar o asite do ar. Eles não negam isso e tentam até justificar. Mas isso não nega o fato. E pedem umqa alta indenização. Curiosamente, as empresas jornalísticas se queixam que a "liberdade de imprensa" pode ficar em perigo quando algum cidadão ofendido em sua honra, sem provas, pede e consegue na Justiça indenizações que consideram altas. É a tal história, pimenta no dos outros... Você há de concordar que a Folha não está preocupada com "marca" ameaçada por um simples blog que nem comercial é. O que conteúdo, que desmascarou algumas reportagens do jornalão, é que incomoda. Essas mídias de capitanias hereditárias são meio arrogantes e prepotentes mesmo.