terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Duas condenações...

1- O Globo foi condenado a dar direito de resposta ao Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). A Justiça considerou que os profissionais da instituição foram ofendidos pelo jornal que denominou o Ipea de "braço de articulação polìtica movida pela ideologia". O Globo não apresentou provas da acusação.
2- A revista Caras publicou em 2005 em uma capa sobre o casamento de Christina Onassis e Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, um título que afirmava: "ainda recebe mesada do pai, de 45 mil reais, casa-se com a jovem mais rica do mundo". A Justiça considerou que a alegação depreciativa e que transmitia a ideia de que Doda era "um aproveitador". A Caras foi condenada a pagar 80 mil reais ao reclamante.

2 comentários:

debarros disse...

No segundo 'íitem acho que que a condenaçào de 80 mil reais foi até muito pouca. A revista não tinha nada de se meter com comentários depreciativos da vida privada do cidadão Doda.

Ebert disse...

reparem na demora que levou para os jornais perderem a causa, retratarem, um dos casos tem quatro ou cinco anos. e ainda podem recorrer. com o fim da lei de imprensa, a pessoa ofendida ou vítima de uma mentira ficou sem chance de ter um direito de resposta mais imediato. Agora só resta o caminho de um processo na justiça, o que leva anos. a imprensa ficou à vontade para espalhar suas versões, quaisquer que sejam.