segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aumento para parlamentares só pode ser brincadeira

por Eli Halfoun
Além de muitas outras coisas, políticos são seres muito estranhos, principalmente quando se trata (e sempre se trata) de defender os próprios interesses. O governo Dilma Rousseff nem começou e o ministro Guido Mantega, da Fazenda, já veio a público mais de uma vez anunciar que será necessária redução de gastos para equilibrar o orçamento sem o qual nenhum presidente consegue governar e nem realizar nada. Parece que os deputados e senadores resolveram fazer ouvidos de mercador e não dão a menor bola para a necessidade anunciada pelo ministro Mantega. O Globo publica reportagem informando que o Congresso quer aumentar os salários de presidente, vice, ministros e, é claro, parlamentares. Os reajustes pretendidos são de 61,8% para deputados e senadores, 134% para presidente da República (se Dilma aceitar abrirá a possibilidade de ter que aprovar todos os outros aumentos sugeridos) de mais de 130% para ministros de Estado. Sugerir ou apenas pensar em uma absurda proposta desse tipo só pode ser brincadeira no momento em que o futuro governo anuncia sua necessidade de reduzir custos. Engraçado é que quando se trata de discutir aumento de salário mínimo e para aposentados a choradeira é geral: os próprios parlamentares que agora querem engordar ainda mais suas contas bancárias vetam qualquer possibilidade de dar um aumento digno para os trabalhadores e para quem trabalhou por mais de 30 anos e hoje esmola por uma aposentadoria que lhe permita ao menos comprar os remédios dos quais tanto necessitam. Mais uma vez e como sempre os parlamentares só conseguem enxergar o que lhes beneficia. O resto que se dane. Mais do que já está.

2 comentários:

Marcio disse...

se fechar aquilo lá alguém vai sentir falta?

debarros disse...

Não acho que sejam muito estranhos, esses políticos, como afirma Eli Hakfoun, na minha opinião são é safados mesmo. Ora, com os poderes que o cargo lhe proporciona por que não aumentar os seus ganhos? Não se trata de aumentar apenas o subsídio, em cascata aumentam todos os adicionais que recebe e vai receber somando tudo mais de 2000 mil reais.
Vai ser um Carnaval. Onde está o Ministro Paulo Bernardo, que esbravejou furiosamente contra o último aumento dos aposentados de 1 %, declarando através da mídia que esse aumento iria levar a Previdência a inadimplencia?