sábado, 18 de dezembro de 2010

Bom senso, a arma mais poderosa contra a violência

por Eli Halfoun
Quando se coloca na balança as realizações e especialmente as não realizações de governos há sempre mais defeitos do que virtudes para destacar. No caso do governo Sérgio Cabral, no Rio não quem não reconheça que Cabral foi o primeiro governador realmente carioca que enfrentou a violência de peito aberto e com inteligência. A primeira atitude acertada foi sem dúvida a escolha do delegado federal, José Mariano Beltrame para a Secretaria Segurança. Ao “importar” um policial com excelente formação profissional do Rio Grande do Sul, o governador Sérgio Cabral eliminou de saída a presença e participação de policiais da “panelinha” em uma secretaria que sabemos todos sempre deixou muito a desejar. Beltrame chegou sem vícios cariocas, não entrou no jogo de interesses que dominava a segurança e mostrou logo que não seria com um revólver engatilhado nas mãos que comandaria a segurança (insegurança) do Rio. Profissional com vários diplomas de especialização, Beltrame tem mostrado ao longo de seu trabalho que sabe o que diz e sabe o que faz. É um profissional que além de capacitado é de um bom senso invejável porque sabe que não adianta sair por aí atirando a esmo para acabar com os bandidos e acertar também os inocentes. Mais uma vez Beltrame, que é, sem dúvida, o acerto maior do governo Sérgio Cabral, se impõe pelo bom senso ao defender a liberação dos bingos porque como diz “tratar os jogos de azar como um crime de maior potencial ofensivo com repressão só gera corrupção e desgaste.” Tem razão: tudo o que é proibido e perseguido atrai mais interesse de boa parte da população e com ela autoridades que vislumbram nas perseguições uma maneira de corromperem e serem corrompidos. O que é proibido e, portanto, ilegal, gera corrupção e a legalização com uma lei severa e respeitada é a única maneira de acabar com a corrupção, Mas isso não interessa aos corruptos e muito menos aos corruptores.

Um comentário:

debarros disse...

Nunca se vendeu e bebeu tanto nos EUA depois de implantada a "Lei Seca" en todo território americano. Foi nessa época que se criaram e se sedimentaram os grupos de " gangsters" que tomaram conta das suas grandes cidades, principalmete Chicago, formando em seguida "as Mafias"corporação criminosa, que dominou o crime nos EUA tendo como o maior de seus representanter o ítalo americano All Caponne.
Enquanto o "jogo"for proibido no Brasil, o crime organizado se agigantará cada vez mais. Hoje, temos até polírticos renomando que se tornaram lobistas dos jogos.