quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Copa do Mundo no Brasil corre risco

por Gonça


Volto a dizer: sou a favor da Copa no Brasil. Mas a Fifa não sabe onde se meteu e o bicho está pegando. As verbas nem sairam e as duas principais sedes do Mundial, Rio e São Paulo, já estão patinando na política e nos interesses de uns e outros. O Morumbi apresentou um projeto inicial que não atendia às especificações exigidas pela entidade. Foi considerado inadequado. O impasse continua. O Rio, no momento da candidatura, ofereceu um projeto para uma completa reforma e modernização do Maracanã mas já o alterou tanto que virou outro. Marcou o início das obras para março, com o fechamento do estádio para todos os jogos e eventos. Mas já mudou de idéia. O estádio fica aberto no mínimo até agosto e o governo estadual já sinaliza outro adiamento: a Secretária de Esportes palpita que não há necessidade de fechar o Maracanã para obras por três anos. Uns dois anos e picos, na opinião dela, bastam. Ou seja, o Maracanã não vai ser realmente reconstruído. Vai passar por uma "reformazinha": um puxadinho aqui, uma torneira nova no banheiro ali, um refletor novo acolá, um tapete recondicionado na tribuna de honra...  Vai ter estacionamento novo? Não. Há uma idéia luminosa de usar a Quinta da Boa Vista. Além dos problemas do Rio e São Paulo, há licitações adiadas em outros estados.
João Saldanha dizia que a Fifa era a entidade mais conservadora do mundo. Detesta sobressaltos. Vejam as regras do futebol: eles estudam, estudam e levam décadas para fazer uma ou outra alteração. Existe na entidade um organismo curioso. Trata-se da International Board, fundada em 1886, formada pelas federações de futebol de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, além da Fifa. Os "velhinhos" da board, como dizia Saldanha, gostam de rotina, calma, pensam e planejam muito antes de qualquer mudança. Eles cuidam apenas das regras do futebol mas são influentes na Fifa. E impacientes. Está chegando o inverno europeu. Lá nas highlands da Escócia, em uma noite gelada, preso em casa, um desses velhinhos pode começar a desconfiar que a Fifa entrou em uma fria ao se envolver com políticos brasileiros. E vai mexer seus pauzinhos. E a Fifa, que não é boba, sempre tem tem um Plano B. Na América do Sul, Colombia, que está com um projeto pronto. Em último caso, com dinheiro para montar uma Copa em três anos: o rico Catar, interessadíssimo em sediar um Mundial. Você acha que essa virada de mesa é improvável? Há precedentes. Anote aí: a desconfiança em relação à América do Sul não é novidade. O único caso de um país desistir, depois de escolhido para sediar uma Copa, a de 86, deu-se por aqui, quando a Colombia "pediu pra sair". Na ocasião, o plano B da Fifa foi o México que promoveu seu segundo e bem-sucedido torneio. O detalhe que é aquela Copa foi oferecida ao Brasil, mas os militares (o ditador de plantão era o general Figueiredo) amarelaram e se recusaram a  receber a Copa.
Em 1938,  a Fifa decidiu fazer uma Copa novamente na Europa, rompendo um acordo de revezamento. A Argentina era a candidata natural mas havia uma certa insegurança quanto à capacidade do país-organizador e a Copa foi para a França. Alguns países sul-americanos boicotaram o Mundial, apenas Brasil e Cuba representaram o continente. Bom lembrar que o Brasil sediou a Copa de 50 quase por acaso. Com a Europa destroçada pela guerra e o comprometimento da Argentina com os nazistas, sobrou para o patropi. Alô, Ricardo Teixeira, Sergio Cabral! Fiquem de olho! Há tempo de dar um basta nesse amadorismo mas tem gente pisando na bola da Copa.

3 comentários:

Eliane Furtado disse...

Gonça, a Fifa não sabe mesmo.
Pena o Brasil não estar preparado...nem pra Copa nem pra nada. Temos tudo para sediar grandes eventos. Mas ninguém mergulha de cabeça na infra estrutura.

Isabela disse...

Espero que essa previsão não se confirme. O povo brasileiro merece essa festa, apesar dos seus políticos e administradores sejam

Milfont disse...

isso é preocupante, bom os administradores tomarem cuidado e pararem com politicagem barata. A Fifa não vai deixar que comprometam um dos maiores espetáculos do mundo. Acho que se em cerca de seis meses esses palhaços não levarem a sério a conquista do Brasil, a vaca vai pro brejo, como diria o Saldanha citado no post.