quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A praga do goleiro Barbosa

por Gonça
O velho Ghiggia pôs os pés na calçada da fama do Maracanã. A homenagem ao artilheiro uruguaio, que entrou para a história do futebol, é merecida e justa. Mas espero que o Brasil deixe para comemorar os 60 anos da tragédia da Copa de 50 só em julho de 2010... e com o Hexa.
Curiosamente, aquele título marcou a glória mas também o início da decadência do belo futebol uruguaio. De lá para cá, o perdedor daquela batalha ganhou cinco Copas enquanto o vencedor recebeu a taça e uma sina: nunca mais venceria um Mundial. Para eles, 50 virou número de azar. Ghiggia não sabia mas naquele 16 de julho a Celeste começaria a sumir do mapa do futebol. Só pode ter sido praga do goleiro Barbosa. Veja um filmete do Maracanã em 1950 e o gol do Ghiggia. Clique aqui Maracanazo 

Um comentário:

deBarrros disse...

Olha, eu não daria prêmio algum ao Ghiggia. Nessa data eu estava no Maracanã e sei o que passei e os outros 200 mil. Por que premiar aquele que calou um país inteiro e feriu de morte o coração desses brasileiros que até hoje choram a Copa perdida. Enquanto choramos o jogo perdido eles e Ghiggia comemoram, até hoje, o gol da vitória uruguaia.
Aos amigos tudo aos inimigos a lei!