por Eli Halfoun
A inauguração da estação Ipanema-General Osório, do Metro-Rio, confirma que nosso sistema metroviário é um dos mais perfeitos do mundo. É verdade que, às vezes, apresenta alguns problemas, mas mesmo assim ainda é a melhor opção de locomoção dessa cidade engarrafada e extremamente mal educada no trânsito. As estações do Metro são amplas e limpas. Ninguém cospe no chão, todos utilizam as caixas coletoras de lixo pra se desfazer de papéis, copos e latas vazias, o que prova que o povo sabe ser civilizado e educado quando lhe mostram essa necessidade fundamental de convivência. Embora amplas, as estações do Metro ainda utilizam seus corredores apenas como locais de passagem quando poderiam e deveriam ser utilizados como corredores culturais com exposições, shows e todo tipo de atividade que ofereça ao cidadão mais do que somente o prazer de circular por um local confortável e limpo. Fica a impressão de que o Metro não aproveita seus espaços para eventos porque teme que se transformem em mais um curral de vândalos. Não se entende também porque as estações do Metro não oferecem banheiros aos passageiros. (Em tempo:
todas as estações do metrô deverão ter pelo menos um banheiro masculino e outro feminino, de acordo com decisão da Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), publicada recetemente no Diário Oficial. A nova norma é, na verdade, baseada na Lei 4.131/2003, que obriga implantação de banheiros pelas concessionárias de trem, barcas e terminais rodoviários).
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Conheço o Metrô do Rio, porque é muito fácil o conhecer. É uma linha reta que hoje vai de Ipanema à Pavuna, com um rabicho para a Tijuca até a Saenz Pena. e fica por aí mesmo. O que já é uma grande coisa.
No Panamericano se falu muito na espansão do Metró até a Barra. Não chegou nem perto.
As estações do Metrô, do Rio, são, indiscutivelmente, ricas e luxuosas, mas não tão grandes com as de São , Nào raro as estações do Rio são revestidas por mármores o que não acontece em São Paulo, cujas estações, de concreto mesmo, imensas e desprovidas de luxo. Muitas são decoradas por obras de arte. Obras essas de grande formato. Outro detalhe, no Metrô de São Paulo tem estações com 3 níveis de embarque, como a estação da Sé. Isso ao meu ver é alguma coisa de fantástico. Ou não? Há estações em que o usuário tem de fazer baldeação para chegar ao seu destino. E São Paulo continua furando o seu solo para expandir cada vez mais o seu grande meio de transporte público. As verbas são naturalmente separadas para o projeto sem grande discussões e alardes.
Isso é um trabalho de governo visando o bem estar do seu cidadão.
Postar um comentário