terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Lula lá é reconhecimento. Lula cá é só cobrança


por Eli Halfoun
Não é nenhum reconhecimento de jornalzinho de bairro, mas sim de um dos mais respeitados jornais do mundo: o Le Monde francês (reproduzido aqui no Panis). Lula é o Homem do Ano em 2009. É o segundo aplauso do mundo ao nosso presidente, já eleito Personalidade do Ano pelo jornal espanhol El País. Podemos encontrar muitos erros cometidos pelo governo Lula, mas não há como negar que com seu trabalho, sua coragem de dizer o que realmente pensa e com seu inegável carisma está chamando a atenção e o respeito do mundo para o Brasil. Basta destacar o que diz o Le Monde: “Aos olhos de todos Lula encarna o renascimento de um gigante”. Diz mais: “Embandeirado dos países emergentes, mas também do mundo em desenvolvimento do qual se sente solidário, o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento”.
Quando disse que a crise internacional seria apenas “uma marolinha para o Brasil", Lula virou motivo de piada, mas não é isso o que diz o Le Monde: “Lula estava certo ao prever que a crise mundial desencadeada em 2008 seria uma marolinha no Brasil." Aliás, Lula está certo em muitas outras coisas que só os teimosos não querem ver. (Foto de Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Um comentário:

Wilson disse...

Para completar: Lula acaba de ser escolhido pelo jornal "Financial Times" uma das 50 personalidades que moldaram a última década.
Lula entra na lista, segundo o jornal, porque "é o líder mais popular da história do Brasil". "Charme e habilidade política sem dúvida contribuem (para sua popularidade), assim como a baixa inflação e programas de transferência de renda baratos, mas eficientes", diz o Financial

"Muitos, inclusive o FMI, esperam que o Brasil se torne a quinta maior economia do mundo até 2020, trazendo uma mudança duradoura na ordem mundial."