terça-feira, 8 de dezembro de 2009

É Praga? Não, é o Crato, no Ceará

por Gonça


Enquanto ainda se discute a data para a licitação do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo, no Crato, cidade que fica no Sul do Ceará, a pouco mais de 500km de Fortaleza, já está em operação o primeiro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em funcionamento no Brasil. Os trens (com ar condicionado que sertanejo também merece), chamados de Metrô do Cariri, ligarão a cidade a Juazeiro do Norte. São cerca de 13km. Três estações já estão funcionando, outras nove entrarão em operação até janeiro. A previsão é que transporte cerca de 5 mil passageiros por dia. Alô, Eduardo Paes, cadê o VLT carioca para a Barra? Acima (Fotos de Divulgação), o Metrô do Cariri. E abaixo, o VLT de Praga (Foto de Jussara Razzé). Ao ver esses bondes modernos, é de se lamentar a extrema burrice dos governantes do Rio de Janeiro que, nos anos 60, desativaram, em vez de modernizar, e destruiram uma das maiores redes de trilhos urbanos do mundo.

Um comentário:

deBarrros disse...

É isso aí Gonça, é muito bom que esses tipos de investimentos bem modernos – diga-se de passagem – venha de outros estados, no caso o Ceará e não do Rio ou de São Paulo, apesar de que S,Paulo ainda uitilize o Troley bus. O Rio, fechado em sua concha, parou no tempo e n o espaço. O seu metrô, agora é que começa a dar sinais de expansão, avançando zona sul adentro chegando muito tarde em Ipanema e pensando de chega no Leblon neste ano.
Parabens ao Ceará e espero que outros estados do norte e do nordeste sigam esse exemplo de audácia e de apostar na modernidade no atendimento ao seu povo.