segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A CRISE DO JORNALISMO EM 60 SLIDES




Para os profissionais da área não há dúvida de que o debate sobre a crise do jornalismo - na verdade, as crises, a de identidade, de mercado, de conteúdo, de emprego, de comprometimento, de liberdade de expressão, de formato, de meios  etc- é um tema em pauta há, no mínimo, dez anos.

Nos últimos três ou cinco anos, a crise virou passageira de montanha-russa sem ponto final à vista.

O site Slide Share resumiu em 60 imagens as causas primárias e os sintomas do impasse.

Um álbum para reflexão, simples e direto.

Você poderá ver em slides cronológicos o antes, o durante e terá alguma ideia - não aprofundada porque o terreno é instável - do depois. 

Cada slide é legendado.

- Os jornalistas eram considerados a última fonte da verdade.
- Os fatos e as fontes eram verificados.
- Os leitores tinham um papel passivo e às vezes impotente.
- A Internet mudou tudo: qualquer pessoa pode criar e publicar conteúdo
- Os consumidores tornaram-se editores.
- A Internet capacitou as pessoas, dando-lhes uma voz e acesso não-filtrados à informação.
- Novos canais de publicidade surgiram.
- O Google e o Facebook passaram a controlar uma grande parte da publicidade na Internet.
- As verbas publicitárias se deslocaram das empresas editoras de notícias para os novos canais digitais.
- O custo dos anúncios caiu brutalmente.
- A mídia entrou na idade do conteúdo patrocinado.
- Muitas pessoas passaram a consumir notícias personalizadas, filtradas por algorítimos que identificam gostos e preferências.
- Jornais e revistas estão se alimentando "das sobras" do mercado publicitário.
- O futuro das notícias é móvel e personalizado. A audiência está de mudança para o celular.
- A receita de anúncios impressos de jornais como o New York Times continua a cair. O digital está apenas preenchendo a lacuna.
- Fatos e informações confiáveis ​​são essenciais para o funcionamento da democracia. E o digitaslç mostra isso a cada dia que passa.

Conheça todos os tópicos e clique AQUI  para ver de perto a crise do jornalismo desfilar na sua tela.


5 comentários:

J.A.Barros disse...

Me parece que essa crise se refere ao jornalismo norte americano diante do avanço tecnológico da Internet, televisão e avassaladoramente os celulares. Me parece que a crise do jornalismo aqui no Brasil tem outro contexto. Acho que primeiro é a falta de dinamismo dos jornalistas profissionais que se acomodaram no dia-a-dia dos seus trabalhos, deixando de criar matérias de interesse público e jornalistas políticos com mais gana e mais impetuosidade. O resultado é que as vendas de jornais estão caindo vertiginosamente assustando os jornaleiros levando muitos a fecharem as suas bancas. Isso realmente é o retrato de uma crise.

Carlos379 disse...

É inevitável. Novos modelos de negócio se impõem. Uber, Netflix, Airbnb, eCommerce... O jornalismo terá que se reinventar, assim como cada um de nós.

J.A.Barros disse...

Não há crise de jornalismo, há crise de jornalistas verdadeiros.

Vicente disse...

Se os jornalistas dos grande jornais e TV intermediários são obrigados para manter emprego e prestigio a seguir opiniões dos patrões que tem interesses politicos economicos, melhor que haja comunicação mais direta na rede.

Kibolado disse...

Tah certo tah faltando jornalista que não seja capacho