terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ano Novo - Quando a Manchete repaginou "A Última Ceia" e quase deflagrou uma crise religiosa

Na última edição de 1952, Manchete (número 35) ofereceu aos leitores uma das muitas
reproduções renascentistas de A Última Ceia. Na diagramação, o quadro foi cortado
 e alguns apóstolos eliminados. A "heresia" provocou reclamações de católicos.


Na edição 38, a revista teve que se explicar na seção Leitor em Manchete. O então secretário
de redação argumentou que a mesa estava incompleta porque "a Ceia não havia começado ainda..."

por José Esmeraldo Gonçalves

Na última edição de 1952, a Manchete ofereceu aos leitores um encarte artístico, página dupla colorida, que reproduzia A Última Ceia. O quadro, que a revista chamava de Ceia de Cristo, foi fotografado em Ektachrome por uma câmera Clix, dos anos 1940, própria para registrar paisagens e hoje peça de coleção. A impressão bem cuidada mostrava qualidade excepcional para os padrões da época.

Até aí, tudo certo.

Ocorreu que o diagramador ou o fotógrafo, sabe-se lá porque, optou por enquadrar apenas o núcleo central da imagem, o que eliminou alguns apóstolos. Em vez das 13 figuras tradicionais, apenas oito integrantes do staff de Jesus, além do próprio, estavam à mesa, segundo a versão da Manchete. O erro pode ter acontecido também na confecção do suporte que foi para a máquina de impressão. O fato é que, de uma maneira ou outra, alguém achou que as figuras mais afastadas do anfitrião eram menos importantes ou, quem sabe, meros penetras. Em nome da estética da página, foram devidamente limados. Restou o que a diagramação considerou como área vip do evento. E nela se inclui Judas Iscariote, o conhecido delator premiado, o terceiro da esquerda para a direita..

A seção Leitor em Manchete, reproduzida acima, recebeu muitas queixas e acabou dando uma explicação meio mais ou menos. A redação confessou não saber a causa da falha, informou que uma sindicância estava em andamento. Junto com a explicação, foi publicada em preto e branco a reprodução do afresco de Da Vinci, na íntegra.

Curiosamente, a revista não pedia desculpas e até revelou que, ao atender a um telefonema de um leitor indignado, o Secretário de Redação respondeu ironicamente que o quadro publicado pela Manchete estava incompleto porque a Ceia não tinha começado ainda e nem todos os apóstolos estavam presentes. Na época, o diretor-responsável era o jornalista Hélio Fernandes. O secretário era Leon Eliachar que, anos depois, faria sucesso como autor de livros de humor.

A Manchete não registra se a piada provocou mais cartas e telefonemas de críticas à "blasfêmia" editorial.

 A Basílica de Santa Maria delle Grazie, em Milão, que guarda A Última Ceia, não reclamou da intervenção em uma das cenas mais caras ao catolicismo.

Também não ficou claro porque os editores da Manchete resolveram homenagear aquele fim de ano e a chegada de 1953 com A Última Ceia.

Que, como se sabe, foi uma ceia, mas o clima à mesa não era de Natal e muito menos de Réveillon.

3 comentários:

Ione disse...

Ao lado de Judas aparece Pedro que mal sabia que tinha um traidor ao lado

Machado disse...

Essa ignorância em relação a Jesus existe. Um programa do Extra Ordinários fez lá uma imitação do nascimento de Jesus, com Maitê Proença fantasiada de Nossa Senhora, uns caras de reis magos e no meio tinha um cara com uma coroa de espinhos de Jesus. Ué, era o nascimento ou a paixão de Cristo? Burrice.

J.A.Barros disse...

Judas não pode ser identificado como "delator premiado " porque no final ele se matou – como reza as escrituras – se enforcando pendurado numa árvore, "Delator premiado " seria se ele ganhasse no final o reino dos céus, Também º como reza as escrituras, com as 30 moedas ele comprou a corda para se enforcar. Corda muito cara para os padrões comerciais da época. Mais barato seria se ele se jogasse em baixo de uma biga romana ou se atirasse de uma montanha abaixo e as trinta moedas seria herdada por um afortunado parente.