sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cadê Eike Batista? Acusado de uma esquema de PropinaX, empresário deu um perdido nos homens da lei...

Onde está Eike? Localize o fugitivo na imagem acima, antes das autoridades. Reprodução Facebook

por Ed Sá

Claro que desde ontem, o assunto na rede é o pedido de prisão para Eike Batista. Com mais perguntas do que respostas. Uns indagam sobre a fantástica coincidência de o cara viajar pouco antes da operação ser deflagrada. Que vazou, não há dúvida. Um jornalista admitiu que já estava alertado do que ia acontecer e avisou a sua equipe que documentou a chegada dos policiais à casa do sujeito que é milionário ou ex, vá saber.

Reprodução/Web
Há questionamentos mais sérios aos tribunais de contas, que não são bem tribunais, órgãos que assessoram as Assembleias Legislativas e que deveriam fiscalizar as contas públicas. Seus membros são nomeados por políticos.

Seja por qual motivo for, o tal tribunal soube de tudo ontem ao ler os jornais.

Pelo menos um deputado, Eliomar Coelho, do Psol, lutou, na época dos fatos, para apuração do jogo subterrâneo e das movimentações suspeitas. Não foi ouvido pela maioria.

A maioria dos internautas não parece acreditar que a essa altura Eike vá preso. Teria viajado sem passagem de volta e levado seus dois passaportes, o brasileiro e o alemão,

Reprodução/Web
Se está em Nova York - as matérias estão todas na base do "ouvi dizer", ninguém fotografou o foragido - ou no Butão, na Alemanha ou no Tuvalu, no Quiribáti, até agora ninguém sabe com certeza. Um detalhe: o Brasil tem tratados de extradição com pouco mais de 30 países. Faça as contas: a ONU registrava em 2015 a existência de 195 países, incluindo aí os status especiais do Vaticano e da Palestina.

De qualquer forma, os advogados do Eike garantem que o pinote é provisório e que o foragido voltará em breve para se apresentar à Justiça. Talvez. Se já vier com um habeas corpus no bolso.

A internet não acredita que ele volte.

Tudo indica que emoções fortes virão. O ex-governador Sérgio Cabral estaria acenando com caguetagem premiada.

O próprio Eike, se aparecer, poderá considerar essa possibilidade dedo-durística já que se mostrou disposto a "colaborar", embora tenha contado em depoimento espontâneo há alguns meses só uma pequena parte da história e omitido o conteúdo mais explosivo.

Como os prejuízos não foram apenas públicos, muitos acionistas da empresas X estão acompanhando a trama com muita atenção. Há poucos anos, Eike era um fenômeno empresarial propagado pela mídia. Ele conseguiu emplacar seu marketing em jornais, colunas e revistas, empreendia ações que "alavancavam a imagem", como colaborar em ações de despoluição, ajudar hospitais, dar dinheiro para UPPs etc. O balão do mito foi inflado e certamente essa promoção teve o seu papel na atração de investidores. Quem arriscaria ficar de fora de tantos e tão badalados empreendimentos?

O império se desfez - era movido a propinas, segundo as investigações -  e, como todo reinado que apodrece, deixou ruínas empresarias e não poupou símbolos visíveis no Rio, infelizmente: o mítico Hotel Glória, o prédio do Flamengo no Morro da Viúva, que seria transformado no Hotel Parque do Flamengo e estão lá caindo aos pedaços. E até o Maracanã que agora exibe sinais de abandono e depredação. Nem as UPPS, onde o empresário também botou o seu fatídico X, escaparam da cangalha do azar. Sobrou para o Rio.

ATUALIZAÇÃO EM 30/01/2017 - E Eike Batista voltou ao Rio e se entregou à Polícia Federal. O avião que trouxe o empresário decolou de Nova York e pousou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira. Do Galeão, Eike foi levado para a exames de corpo de delito, no IML e, em seguida, conduzido ao presídio Ary Franco, zona norte do Rio.  A expectativa, agora, é uma provável negociação de delação premiada. Canal do You Tube divulga imagens de Eike Batista no interior do avião. Clique AQUI

5 comentários:

Ebert disse...

Isso tudo faturando milhões com renúncia fiscal e outros favorecimentos. Triste Brasil.

J.A.Barros disse...

Esse detalhe é muito importante porque pagava propinas a governadores mas em compensação deve ter sido premiado com isenções fiscais, sonegações de impostos, folhas salariais desobrigadas de impostos e vai por adiante. Os milhões que pagou de propina ficou até barata.

Tadeu disse...

Confere, a propina é um investimento dos corruptos, amigo, ela volta em forma de superfaturamento, contratos falsos, isenções. O esquema de Cabral em nada é diferente do propinoduto no Rio do final dde 98,99, engavetado. O caso do Banestado com casas de cambio também tem número alto e ficou por isso mesmo. Por aí vai embora o dinheiro de escolas, hospitais, saneamento, obras em cidades, estradas e tudo.

Kadu disse...

Eike Batista só vai aparecer com um habeas corpus no bolso. Alguém duvida?

B72 disse...

Acho que esse cara não volta. Deve ter uma fortuna lá fora. E tem informações privilegiadas.