sábado, 21 de janeiro de 2017

Deram um Trump no tempo...

Washington, ontem (do site Crimethinc)

Berkeley, 1970 (ReproduçãoTime)
por Jean-Paul Lagarride

Nos anos 1970, estudantes ocuparam as ruas das principais cidades americanas. Protestos contra a guerra do Vietnã mobilizaram milhões de jovens. Alguns foram mortos a tiros, como no massacre da Kent Sate University, de Ohio.

O ocupante da Casa Branca era, então, outro republicano: Richard Nixon.

Em 2011, Nova York viu passar os manifestantes do movimento Occupy Wall Street. E, nos últimos dois anos, multidões protestaram em várias cidades contra assassinatos em série de jovens negros por policiais brancos em clara conotação de ação racista.

Mas há cerca de quatro décadas, Washington não via nada parecido com o que aconteceu ontem nas proximidades da Avenida Pensilvânia onde acontecia o desfile da posse de Donald Trump. A palavra resistência predominava em cartazes e no espírito dos jovens.

Estimativas da mídia avaliam que assistiram à cerimônia, ontem, posse, no trajeto do cortejo, apenas um terço das pessoas que compareceram à posse de Obama, em 2009.

O julgar pelo radicalismo explícito do discurso do milionário - que chegou à presidência com menos votos populares do que sua adversária Hillary Clinton - e pela disposição dos manifestantes, a Era Trump promete.

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Imagina, os "black Blok"em Washigton vandalizando a cidade. Tanto lá como aqui "cest tout la même chose ".

J.A.Barros disse...

Ah!, mas os "Black Bloc "de lá são mais organizados. Olha bem esses dois como estão bem fantasiados: são autênticos "black Bloc"

Marcela disse...

Manifestante de prijmeiro mundo é outra coisa, he he he

J.A.Barros disse...

Esses "black Bloc "americanos atacam com estilo bem coreográfico. Olha a posição deles no lançamento de pedra ou bomba de gás! Tem estilo próprio. São "black bloc "de primeiro mundo.