quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Fotomemória: há 30 anos, o povo gritava "Fora Sarney". E Gervásio Baptista estava na escada da história fotografado por Jorge Medeiros, que foi obrigado a se esconder após registrar a cena

Foto de Jorge Medeiros/Reprodução O Serventuário


Reprodução/Página 13
por Flávio Sépia 

O Brasil parece dar volta na História. Ou nó.

Há 30 anos, em 1987, as ruas gritavam "Fora Sarney".

A economia estava estagnada.

Assim como Michel Temer, Sarney chegara ao Planalto sem voto.

Se, agora, a polêmica é o golpe, em 1985 a discussão se deu em torno de quem deveria assumir a presidência após a morte de Tancredo Neves. Uma corrente afirmava que Ulysses Guimarães subiria a rampa já que Sarney era o vice de um presidente eleito que não tomou posse. Soube-se, mais tarde, que o general Leônidas Pires Gonçalves, já apontado por Tancredo como ministro do Exército, resolveu o impasse e Sarney subiu ao trono na alça do féretro do mineiro.

No dia 25 de junho de 1987, Sarney visitou o Rio. Com inflação em alta e salários comprimidos, ele acabou desembarcando em uma encrenca. O ônibus presidencial foi cercado e apedrejado na saída do Paço Imperial, que havia sido reformado com recursos da Lei Sarney, o que motivou sua visita ao local.

A mídia chegou a especular que um manifestante teria usado uma picareta para quebrar o vidro do veículo. Mas o fotógrafo Jorge Medeiros, que estava mais próximo da cena, viu a janela explodir com uma pedrada. A famosa picareta jamais apareceu. Um detalhe: Sarney atribuiu a indignação dos manifestantes à impopularidade de Moreira Franco, então governador do Rio de Janeiro. A propósito, em outro nó cego dos tempos, a história trouxe Moreira de volta ao poder, agora nos gabinetes do Palácio do Planalto, onde popularidade já não importa nem conta.

É de Jorge Medeiros a foto exclusiva, reproduzida no alto, feita segundos depois do impacto. Na imagem, o staff de Sarney ainda está perplexo. Na escada do ônibus, aparece Gervásio Baptista, o lendário profissional da Manchete, com longa trajetória no fotojornalismo, então fotógrafo da Presidência da República.

Anos depois, Jorge Medeiros, cuja foto histórica foi para as primeiras páginas de vários jornais, contou em entrevista que teve que chegar o mais perto possível do ônibus porque, como frila, precisava de algo exclusivo.

"Como fotojornalista independente minha pauta tinha que ser diferente dos outros fotógrafos para que meu material encontrasse publicação. E alí a única diferença era chegar o mais próximo possível para conseguir enquadrar o povo a menos de dois metros do presidente. Consegui uma foto de um manifestante gritando a plenos pulmões e com o dedo em riste quase tocando na janela do ônibus. A grande angular e um flash Metz eram parceiros fundamentais. Foi quando a janela do presidente explodiu numa pedrada. Fui o único a fazer a foto e durante um mês me escondi em São Paulo dormindo com meu negativo e recebendo o apoio dos companheiros da Agência Angular depois que Brossard  (Paulo Brossard, então ministro da Justiça) anunciou que iria confiscar todos os negativos dos jornais que cobriram o Sarney naquele dia sob o velho argumento da Segurança Nacional e para identificar manifestantes."

11 comentários:

Anônimo disse...

As zelites fodem esse país cada vez que ele ameaça progredir

J.A.Barros disse...

E esse cara continua assombrando o Brasil como líder político da curriola dos bandidos do PMDB. Foi presidente do Senado umas 3 vezes. Muito rico, às custas do suor dos brasileiros que pagaram seus impostos, é o senhor absoluto do Maranhão, dono de muitas terras e é o maior grileiro do país e continua dando as cartas na política atual apesar de estar ameaçado de ser investigado pela Lava-Jato – o terror dos partidos políticos – acusado que foi de receber propina das empreiteiras pelo outro aproveitador Sergio Machado, presidente durante anos da subsidiária da Petrobras a Petronave.Todos bandidos que se escondem da justiça vestidos de mocinhos do bem como senadores, deputados, prefeitos e governadores.

J.A.Barros disse...

Hoje o ex-presidente faz parte dessas "zelites" que vocês tanto citam mas não identificam. Essas " zelitres "não é subjetiva, ela é física e muito viva tanto no mercado de negócios como na política

J.A.Barros disse...

Caro Flávio Sépia, a imprensa está sendo manipulada sim, mas não por este governo.A imprensa, na verdade, vem é atacando o governo por tudo o que não fez. Se esqueceu de que tudo o que está ocorrendo em termos de calamidades em todas as áreas se deve única e exclusivamente ao governo Lulista e petista que em 13 anos no poder, e no poder absoluto nada fez além de distribuir dinheiro aos nordestinos – porque é muito mais fácil distribuir dinheiro do que realizar ações que se perpetuem no tempo e no espaço– em prol de comunidades e da cidadania formando e qualificando homens nesta sociedade. Aliás, o governo assumiu uma idéia que não era sua mas sim de Christovão Buarque, então Ministro da Educaç ão, criando o Bolsa Família, para mães que tivessem e mantivessem o filho na Escola.
Em 13 anos nem a situação dos presídios conseguiu resolver nem deixar equacionado este problema que hoje explode em presídios em Manaus por culpa única e exclusivamente desse governo petista que em vez de solucionas problemas que mais tarde iriam fatalmente trazer problemas escolheu institucionar a propina nos órgão estatais senão acabando pelo menos estraçalhando a Empresa petrolífera que mais lucro trazia para o Brasil. Gente, vocês se esqueceram dos 13 anos do governo petista ou do governo lulista que acabou com a economia deste país?

J.A.Barros disse...

Essas "zelites " tem cabeça e rabo de Jararaca e está bem viva, com afirmou a própria Jararaca. Foram 13 anos de governo lulista e agora e agora o esgoto está vazando na cara de todo mundo.

Corrêa disse...

Em qual dimensão astral vive esse sujeito? Pelamordedeus!

J.A.Barros disse...

O incrível nesses "fora sarney "e fora Collor " é que apesar dessas manifestações populares eles continuam no poder. Realmente Pelé tinha razão: nós brasileiros não sabemos votar, ou não aprendemos ainda a escolher os candidato certo.

J.A.Barros disse...

Você que se acha dono da verdade, mas como cego vai nas ondas dos "esquerdistas "de plantão podia parar e pensar um pouco, mas acho que pensar seria demais para o seu cérebro e poderia ter um AVC. Continua como vaquinha de presépio e fica na tua porque nasceu pra isso pensar e repetir o que os esquerdinhas de bares discutem nas suas mesas de chop.

J.A.Barros disse...

Essa cena ocorreu na Praça XV. Coincidiu com uma manifestação dos pescadores que reivindicavam melhor relacionamento com o Departamento de Pesca que ficava num prédio antigo na Praça XV. Quer dizer, juntou os pescadores com a turma que fazia uma manifestação contra o Sarney. Foi muita pedrada contra o ônibus e o Sarney escapou de levar uma pedrada que estourou o vidro de sua janela. Conto isso porque vi. Estava me dirigindo para a estação das Barcas para ir para Niterói vindo da rua São José, quando o pau começou. Não sabia que o Sarney estava no ônibus. Quando consegui atravessar a rua do Viaduto e chegar praticamente no largo da Praça na altura do restaurante Real é que vi o Gervásio Baptista na escada da porta do ônibus e um pouco do Sarney que a essa altura estava acobertado por umas três pessoas que o protegiam de mais possíveis pedradas. Infelizmente nenhuma pedra conseguiu atingi-lo. Esses figurões tem alguma entidade invisível que os protegem de qualquer ataque. Não posso me esquecer do presidente dos EUA, George Bush, se abaixando no momento em que um manifestante iraquiano arremessava contra ele um sapato e logo em seguida o seu outro sapato e Bush conseguiu se abaixar se livrando de duas sapatadas na cara. No Iraque, ou no oriente médio, levar uma sapatada na cara é o maior insulto que um cidadão pode sofrer.

Anônimo disse...

Tem os anormais que tem corrupto de estimação e vibram com os corruptos do atual governo. São da torcida organizada dos ladrões desde que sejam dos seus partidos

Assis disse...

A direita tem que assumir tudo é mandar no Brasil. A.Barros está certo. O Brasil precisa de um líder como Mussolini para botar ordem ba casa. Deus, moral, família. Disciplina,retidão, punição para os amorais e não religiosos essa é a pátria que queremos.