terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Financial Times lista alguns eventos que poderão mudar o mundo em 2017...

por Jean-Paul Lagarride

O Financial Times acionou seu GPS jornalístico para relacionar os acontecimentos de 2017 já previstos e que terão impacto no mundo. Cada um desses eventos é capaz de mudar o futuro. Confira algumas dessas bombas factuais já armadas:

- Em Março - Depois do Brexit, segundo as regras, o Reino Unido, que está enrolando por temer um choque de mercado, tem que começar oficialmente o processo de saída da União Europeia. Os primeira efeitos já serão notados, embora, depois disso, se inicie um prazo de dois anos para o desligamento total.  

- Em Abril/Maio - Eleições presidenciais francesas. A França vai decidir se elege um conservador moderado ou se leva ao poder, de vez, a direita radical de Marine Le Pen. Socialistas não têm chance.

- Ao longo do ano, os possíveis aumentos das taxas de juros do Fed (o BC americano) abalarão economias de muitos países em todo o mundo. Estão previstos três aumentos.

- Também ao longo do ano a cotação do petróleo permanecerá instável e influenciará a economia mundial.

- Mais para o fim do ano, acontecerá o Congresso do Partido Comunista da China. As tensões previstas do país com o governo Trump vão pesar nos rumos do congresso.

- Em Setembro/Outubro, eleições na Alemanha. A linha liberal de Angela Merkel corre risco. A direita está à espreita.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Sempre esse confronto entre direita e esquerda. A Europa caminha para a direita, porque tanto lá como aqui a esquerda não se mostrou ao todo confiável, como aqui. "Nunca na história deste país se roubou tanto e se mistificou de tal maneira que os mensalões, os petrolões, os setores da Nuclebras, e as Eletrobõens, frutificaram com enorme lucros para os "esquerdistas "de ocasião. Então a :"esquerda é mais venal do que a "direita "? O engraçado que a esquerda vem sempre com o chavão de que vem para moralizar e transformar a sociedade. Bem, aqui no Brasil essa tal de "esquerda "não transformou nada, não socializou nada também, mas criou uma nova forma de se enriquecer chantageando as estatais que tanto defendia e sempre foi contra privatizá-las. Agora entendemos porque não queriam a privatização dessas estatais porque se ganharem o poder, como ganharam por 13 anos seguidos, ficariam ricos num abrir e fechar dos olhos. E ficaram ricos. O senhor dr, José Dirceu só viajava de jatinhos particulares.O senhor dr. João Paulo Cunha recebia grana no "mensalão ". E o senhor dr. Delúbio Soares rindo, dizia durante o julgamento do mensalão que esse processo iria , com o tempo, virar piada de salão. Não virou piada de salão virou a desmoralização moral de um partido que se criou para tomar o poder e meter a mão no tesouro do país.

B72 disse...

Tudo isso aí e mais tudo o que Trump fizer

J.A.Barros disse...

E eles continuam demagogos. Será que não entenderam que o eleitor brasileiro está mudando? O de São Paulo encenou uma tirada fantasiado de Gari. Aliás acho que os Garis deveriam protestar contra esse golpe publicitário, porque na minha opinião esses atos demagogos humilham e envergonham a classe. O do Rio, deu uma de bonzinho e dou sangue para o Banco de Sangue que se achava deficitário. Agora, fica a pergunta: Será que ele ainda teria idade para doar sangue? Ou teria sido tudo uma armação?