quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O que você não vê na mídia dominante: plantações de eucalipto ameaçam comunidades


por Patrik Camporez Mação e Luísa Torre
Fotos e vídeos: Marcelo Prest
(para a Pública - Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo)

No Sapê do Norte, uma região tomada por plantações de eucalipto no extremo norte do Espírito Santo, 32 comunidades quilombolas vivem sob forte clima de tensão. Nos últimos sete anos, dezenas de descendentes de escravizados africanos foram parar na cadeia sob a acusação de formação de quadrilha ou furto de madeira.
O episódio mais emblemático ocorreu em novembro de 2009: foram presas pela Polícia Militar 39 pessoas na comunidade São Domingos, uma das maiores da região, onde vivem 150 famílias, entre elas mulheres e idosos, e até um morador cego.
A maior parte das prisões ocorre em uma área administrada pela empresa Fibria, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto, entre os municípios de Conceição da Barra e São Mateus – mas que é reivindicada pelas comunidades como seu território ancestral. Ao todo, mais de 100 mil hectares de eucalipto deixam as residências “ilhadas” em meio ao que os quilombolas chamam de “deserto verde”, por causa da seca causada pela monocultura.
O começo
A monocultura do eucalipto começou a avançar sobre o território do Sapê ainda na década de 1960, com o apoio do regime militar. A implantação do monocultivo inicialmente foi considerada uma política de Estado, servindo para a produção de madeira e carvão e, posteriormente, à celulose e ao papel.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO PORTAL DA AGÊNCIA PÚBLICA, CLIQUE AQUI

3 comentários:

Corrêa disse...

E vai sair? Anunciante poderoso por trás

J.A.Barros disse...

O eucalipto consome muito a água do solo e atrai muitos formigueiros.

J.A.Barros disse...

Na Austrália as florestas são compostas por eucaliptos de várias espécies e suas folhas são basicamente a alimentação do Koala, aquele animalzinho estranho que parece um ursinho de pelúcia. Aliás a Austrália é uma terra estranha. A sua geografia e a sua fauna como a sua flora são fora do comum ou alguém acha o Kanguru u animal normal? Até os silvícolas, habitantes naturais daquela gigantesca ilha, são diferentes de outros habitantes naturais de outros países do novo mundo.