segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mistério: Eike Batista não se separa de um travesseiro branco. Conforto? Insegurança? Mensagem cifrada? Lembra o Linus, dos quadrinhos de Charlie Brown, com seu cobertor-amigo




Foto/Reprodução EXTRA


Foto/Reprodução NOTÍCIAS AO MINUTO

Reprodução Web

Reprodução Web

por O.V.Pochê 

A mídia agitou-se nessa manhã de segunda-feira com a chegada de Eike Batista ao Brasil e sua prisão pela Polícia Federal. Repórteres de todos os veículos estão ralando em um dia de muito trabalho. Além da cobertura profissional, fotos e vídeos feitos por passageiros começam a aparecer nas redes sociais.

Há um detalhe misterioso que me intriga desde o desembarque do empresário até sua chegada ao presídio. E não são os cabelos raspados, procedimento rotineiro nessas ocasiões.

É um travesseiro, do qual o detento não se separa em todas as imagens.

Linus e seu cobertor-amigo. Reprodução
Pode haver várias explicações. Ele estaria se precavendo para o desconforto dos beliches de cimento das celas brasileiras? Compreensível. O fato de abraçar a almofada branca poderia ser uma busca de um amparo psicológico, como o cobertor do personagem Linus, dos quadrinhos de Charlie Brown?

Ou Eike está querendo passar uma mensagem cifrada, a de que vai se defender e justificar seus atos e, até lá, está tranquilo a ponto de deitar a cabeça no travesseiro e dormir, apesar das duras circunstâncias? Ou quer sugerir aos demais envolvidos que consigam seus próprios travesseiros para os dias difíceis que virão?

A psicologia tem um nome para o apego de certas crianças ou adultos a paninhos, cobertores ou o travesseiro-amigo. São chamados de objetos transicionais. Eles podem amenizar a insegurança diante de um ambiente novo, por exemplo. É como se você tivesse a ilusão de que está levando para o desconhecido um pouco da sua própria zona de conforto.

As imagens de hoje dão o que pensar. O homem dos jatinhos, dos iates, dos Porsches e Lamborghinis, das mansões e dos milhões, parece ter hoje em um simples travesseiro, no momento, o seu bem mais precioso.

9 comentários:

Vicente disse...

Está dormindo com o travesseiro que o diabo amassou

Wilson disse...

Nem bem saiu o listão de delações do STF (se bem que a ministra pisou na bola ao decretar sigilo que favorece Temer) vem aí a entregação bomba de Eike. Espero que não seja seletiva.

Ebert disse...

De repente não vazam mais as delações só porque vão contra a turma que está se dando bem agora

J.A.Barros disse...

Pagar propina ao governador Sérgio Cabral já era tradicional. Fazia parte do jogo. Milhões de dólares muitos empresários deram ao Sérgio Cabral. O David da companhia aérea Azul pelas duas vezes que teve audiência com o governador levou na cara o valor que ele teria de pagar. Esse empresário se recusou a pagar a propina requerida e só conseguiu sediar a sua empresa em um aeroporto de São Paulo. Mas tudo são negócios – não tem nada de pessoal – e como negócios alguns dão certo e muitos dão errado, mas o que não podemos perdoar a esse empresário "amador " foi a destruição do Hotel Glória. Esse homem destruiu a aquele centenário prédio de tantas tradições e que hospedou famosas figuras internacionais e além do seu estilo quase colonial com as cores azuis e brancas guardava em seu interior mobílias de valor histórico além de quadros de pintores nacionais e internacionais. A pena de morte deveria voltar a ser validada neste país novamente e para esse crime imperdoável a forca seria o menor castigo a lhe ser destinado. Precisamos acabar também com essa progressão de pena que um criminoso condenado a 20 anos depois de 3 anos às vezes 2 é posto em liberdade em prisão domiciliar, que é uma blague, uma impostura da justiça. Criminoso é criminoso e se condenado tem que pagar e ser punido pela letra da lei

J.A.Barros disse...

O que acho interesante nos trechos aqui postados é que nenhum deles reclama da causa que redundou em recessão profunda neste país com um número de 12 milhões de desempregados caminhando para 13 milhões. O país com um déficit de 180 bilhões de reais. O tesouro com a caixa vazia, Sem dinheiro para manter hospitais funcionando deixando uma população abandonada sem recurso porque estão sem hospitais, sem médicos e sem enfermeiros e enfermeiras que não vão trabalhar porque não recebem seus salários. Faculdades fechando sem dinheiro para continuar a praticar os seus currículos. Enfim um caos total e o problema na cabeça destes postadores se restringe e se fixa aos atuais detentores do poder. Se eles são culpados que a lei contra os corruptos lhes seja aplicada mas sem esquecer de quem realmente causou esse caos econômico e financeiro instituindo a propina nas estatais, tendo como principal vitima a Petrobras que o lulopetismo levou a falência. A Petrobras que a esquerda festiva cantava que: "A Petrobras é do Povo Brasileiro ". Do povo brasileiro uma ova, a Petrobras era dos seus diretores e dos petistas que lhe arrancavam nacos de carne do seu corpo vivo. Ora, tem paciência gente, esse ex-presidente que ficou 8 anos no poder e no fim dele não tinha dinheiro para comprar, um "muquifo "como ele mesmo chamou, um apartamento triplex em Guarujá por pouco mais de 2 milhões de reais? e não tinha dinheiro para comprar um modesto sítio em Atibais por pouco mais de 1 milhão de reais? Or, ora gente, alguma coisa está errada nesse modo de ver e sentir os reais problemas que este país atravessa. Todos, mas todos os políticos desta última geração são culpados por crimes de corrupção ou senão por omissão em desconhecer ou não querer acusar ou atacar a corrupção. São todos criminosos e a única solução é o povo ir para as ruas e despejar esses corruptos de suas casas e de seus escritórios e enforca-los em praça pública. Eu disse todos de todos os partidos. Precisamos virar e apagar essas páginas corruptas e começar tudo do zero. Mas, não se iludam, "não hé bem que sempre dure e mal que nunca se acabe" Essa é a lei da vida; como tudo se tranforma esse país vai se transformar e se tornar uma nação digna de se viver. Eles e todos nós vamos sumir um dia e espero que a semente que brote seja de ótima qualidade matando de ves a semente ruim que um dia dominou esta nação.

A. Aragão disse...

Mas os caras desse governo estavam lá antes na maioria dos ministérios, com maioria no Congresso, nos governos dos estados, não entendi

J.A.Barros disse...

Mas quem mandava era o PT, o partido do governo. E quem tinha a caneta era o presidente ou presidenta que, no meu entender de política e administração, sabe de tudo o que ocorre na sua administração. Os que estão no governo atual também são culpados, olha o caso do Gedel vieira Lima, do Romero Jucá e outros menos votados, eram governo antes e agora. A verdade, gente, que tudo que está aí está contaminado pela ganância, pela facilidade de desviar verbas, pela forma de chantagear empresários honestos e desonestos – lembremos do ex-governador Sérgio Cabral – enfim, pela institucionalização da propina e corrupção jamais vista e acontecidas em tempos de outros governos. Esse caos em que se encontra hoje esse Brasil não aconteceu agora vem de muitos anos atrás se agravando perigosamente nos últimos 13 anos e para consertar essa economia muitos anos se passarão. A corrupção sempre existiu neste país, sabemos disso, mas de forma velada e talvez às vezes envergonhada, mas nestes últimos a corrupção a trombou a porta da discrição e se tornou aberta e escancarada. Alguma vez em tempos passados soube de alguma história de um presidente de Congresso peça descaradamente 5 milhões de dólares a um empresário e perguntado porque esse empresário deu esses milhões ele respondeu porque tinha medo do interlocutor. A corrupção se tornava aí uma ameaça à vida e ao bem estar dos agentes que recorriam ao estado para incrementar as suas empresas. O governo virou no meu entender uma máfia oficializada. Vamos pensar bem no que aconteceu e o que está acontecendo. A causa que muitos se negam a reconhecer está ai na cara com o efeito que ela causou.

Beta disse...

O mundo tá cheio de inocentes incluindo esse blog. Sabiam que Eike está vencendo alguns processos na justiça? Antes dessa prisão. O homem não está acabado.

Kibolado disse...

Li em revistas artigos que só faltam pedir desculpas a Eike pela prisão. Ele é considerado vítima pela maioria. Isso diz tudo. Por isso, não acredito que ele sofrerá grande pena ou dissabores em medio prazo.