quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Manchete Esportiva em tese de mestrado - "Futebol em Revista no Brasil: dos primeiros títulos à resistente Placar"




Entre o material garimpado por Unzelte está a reprodução acima,  de um página dupla da Manchete Esportiva. Em uma reportagem sobre o jogador Escurinho, do Fluminense, e sua namorada branca, o editor cravou um título racista, inaceitável à época e condenável nos dias de hoje. 


por Niko Bolontrin

O jornalista Celso-Dario Unzelte construiu um completo painel da ligação entre o futebol e o meio revista. A informação é do Portal Comunique-se.

Pesquisa iconográfica e entrevistas com profissionais da área valorizam o trabalho. Destaques para a Placar, a mais antiga publicação do gênero, editada desde 1970, a Manchete Esportiva, que deu um tratamento de revista ilustrada ao esporte mais popular do Brasil, a Revista do Esporte, além de publicações pioneiras, desde 1914, quando o futebol ainda se afirmava no país como esporte de massa.

PARA LER A TESE COMPLETA, CLIQUE AQUI

Um comentário:

Tadeu disse...

Excelente pesquisa. Faz falta um trabalho semelhante, pelo menos eu não conheço, um document´qario de preferência sobre o rádio e a TV esportivos, os locutores, um Fiori Giglioti, Waldir Amaral, Jorge Cury, reporteres de campo como Washington rodrigues e Denis Menezes, as mesas redondas Facit, com Saldanha, Scassa, Nelson Rodrigues. Muita história pra contar. E parabéns ao Celso Unzelte pelo trabalho caprichado.