sábado, 28 de junho de 2014

Brasil sofre mas passa para as quartas e o Uruguai tem seu merecido dia de "maracanazo"

Julio Cesar, o heroi do jogo. Foto Getty Images-Fifa- Divulgação

O goleiro que falhou na Copa de 2010 defendeu dois pênaltis. Foto Getty Images-Fifa-Divulgação

James despachou o Uruguai. Foto Getty Images- Fifa -Divulgação
por BQVManchete
Um dia para não esquecer. A seleção brasileira tirou o fôlego do país. Fez um bom primeiro tempo contra o Chile até a ridícula sequência do lateral batido por David Luis, rebatido amadoristicamente por Hulk diante de uma defesa brasileira desatenta e displicente. Ao longo do jogo, o juiz errou contra o Brasil várias vezes. Deve-se reconhecer. Mas a "pixotada" desmoralizante do tal lateral mal batido acabou abalou o time que voltou irreconhecível para o segundo tempo. Nos pênaltis, o destaque foi Julio César, reabilitando-se do "frango" de 2010. 
Agora, o seguinte: o Chile endureceu mas tem uma defesa fraca e não é essa "brastemp" toda que a mídia esportiva brasileira badalou. Não vamos exagerar, rapaziada. Se o Chile fosse isso tudo teria goleado o Brasil no segundo tempo quando a nossa seleção entrou em crise existencial. 
Já o Uruguai teve seu merecido "maracanazo". É até um seleção simpática. O Uruguai é uma escola de futebol que deve ser respeitada. Mas a tentativa de transformar em heroi um jogador racista e "canibal" como o Suárez pegou mal. Jogou a torcida contra a "celeste", que foi despachada no mesmo Maracanã onde um dia venceu o Brasil. Adiós. E que o tal Suárez ou faça um tratamento ou, se repetir a estranha apelação das mordidas, que seja eliminado do futebol. Só pelas ofensas racistas que distribuiu na Inglaterra, já devia esta fora de campo. Não merecia nem participar de uma Copa.  
O Brasil tem individualmente bons jogadores mas também não está, tratando-se de jogo coletivo, com essa bola toda. Se esse sufoco contra o Chile resultar em alguma humildade, já será um bom negócio. Mas é preciso mais dedicação. Inclusive em Comary. A seleção brasileira terá uma quase uma semana de folga até o próximo compromisso contra a Colômbia. A CBF deverá liberar os jogadores como tem feito. Mas seria melhor que a "festa" de parentes, amigos, patrocinadores, namoradas, assessores e convidados vips em trânsito na concentração fosse mais contida. E que time treinasse mais em coletivos pra valer. Há setores que nitidamente não se entendem. A bobeira do lateral é inimaginável. O segundo tempo contra o Chile foi uma piada, os jogadores deviam ver e rever o replay para ver o que fizeram. A seleção joga na frente apenas para Neymar, o que é uma limitação. Por isso é que, com o Neymar marcado ou em dia não muito brilhante, o jogo para, some, sem alternativas treinadas. Esse historinha de que o "ambiente é bom", os "jogadores estão determinados", o "grupo está unido" etc, é bom pra sair no JN mas não vai resolver se não tiver foco no jogo. E, como toda partida tem sido um sufoco, deve estar faltando alguma coisa.  

5 comentários:

Beto disse...

tá certo. O que me deixou desanimado foi que o Brasil dominou o Chile no primeiro tempo, em maior parte, mas não fez mais gols. O chile jogou recuado, não teve a facilidade de outros jogos. Pode ser a melhor seleção do Chile mas não mostrou esse futebol todo mesmo que tivesse ganhado o jogo no segundo tempos. Mas passou, Brasil vei em frente, mas vai ser na base da coragem

Marisa disse...

Toda seleção precisa de sorte. E isso o Brasil teve ontem. Foi um bom sinal dos céus.

J.A.Barros disse...

Mas, sorte nao dura pra sempre. Se o Felipao nao mudar o time as vaca vai pro brejo.

alberto carvalho disse...

Eu continuo achando que o Brasil joga com menos um jogador. O Fred fixo na frente, não participa do jogo, não cria nada e por sua vez é rato alguém fazer uma tabelinha com ele. De todas as seleções que eu vi jogar, nenhuma tem um jogador fixo. Tudo o ataque se movimenta e com isso abre espaço na defesa. Para ter um goleador não precisa de um jogador que fica esperando as sobras para marcar. Vide Robben, Messi, Van Persie, Sanchez, Cristiano Ronaldo, e outros habilidosos.

Gonça disse...

Tem razão J.A.Barros, Felipão tem que mexer. Fala-se agora que sairão Huck e Daniel Alves.
E, Alberto, Brasil joga com dez, sim. Mas acho que a culpa não é só do Fred. Os demais jogadores, inclusive o meio de campo que é quase inexistente, procura Neymar em 99% dos ataque até quando ele está marcado por três ou isolado na lateral. Tão isolado que às vezes Neymar tem que carregar a bola por não ter alguém bem colocado ao lado. De qualquer forma, o Brasil é a única seleção que está jogando com centro-avante especialista e não está dando certo. E Fred só recebe a bola no sufoco, cruzamentos pipocando na área com o cara levando cotovelada nas costelas. Quer dizer, nem como especialista o time está usando ele. Parece que nem está lá. Vida dura.