sábado, 7 de junho de 2014

Vai ter Copa: amistoso contra a Sérvia foi um bom teste...

Festa para Fred, o autor do gol. Foto Rafael Ribeiro/CBF

Unidos vencerão... Foto Rafael Ribeiro/CBF

O gesto do goleador: uma resposta à torcida que ensaiou algumas vaias. Mas isso faz parte do jogo. Parafraseando Nelson Rodrigues, nem toda torcida gosta de vaiar, apenas as normais. Foto Rafael Ribeiro/CBF

por BQVManchete
A seleção mostrou mais dificuldades, principalmente no primeiro tempo, para vencer o esquema de jogo da Sérvia. Sem muito poder ofensivo, o adversário foi duro, marcou com rigor, mostrou preparo físico. A Sérvia, como a Croácia, a primeira adversária do time de Felipão, é herdeira da escola iugoslava de futebol, de habilidade e de capacidade de improviso. Em 74, por exemplo, o Brasil não passou do zero a zero contra a então Iugoslávia. Eles gostam de futebol, têm a manha, jogam pelada nas ruas (a propósito, não dá para acreditar no futebol de países que não jogam pelada nas praças e terrenos baldios, daí porque desde sempre João Saldanha se preocupava com a urbanização que tem decretado o fim de muitos campinhos para a garotada brasileira). Voltando a Brasil 1 (e o gol legítimo de Hulk, anulado pelo bandeirinha) X 0 Sérvia : um jogo é útil como treino muito mais quando mostra defeitos do que qualidades. Felipão terá tempo para corrigir as falhas, uma delas a distância excessiva entre setores, o que faz com que com a bola recuperada muitos contra-ataques não deslanchem com a velocidade necessária. Mesmo no ataque, Neymar às vezes não tinha para quem passar a bola (às vezes ele prendeu demais também embora tivesse alternativa) e pediu com gestos, mais de uma vez,  a chegada de um companheiro. No segundo tempo o time já voltou voltou mais compactado. Valeu também por mostrar a opção Fred, o atacante típico que busca o chute a gol mesmo sentado, embora ele ainda esteja meio isolado e não participe como deveria de mais troca de passes na finalização dos ataques. 
Acabou a brincadeira, agora é pra valer. 

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Fazer gol deitado se tornou a especialidade de Fred o único atacante de futebol no mundo que consegue tal façanha. Mas se é válido então fazer gol plantando bananeira também é valido. O importante é fazer gol.