segunda-feira, 23 de junho de 2014

Nossos bons locutores só precisam gritar menos. Bem menos

por Eli Halfoun
Não é só no campo de jogo que se destacam os craques. A Copa está mostrando que também estamos bem servidos de narradores esportivos. É verdade que a maiorias fala demais, tenta analisar um jogo que a imagem está mostrando e faz isso certamente porque acha que quem vê futebol não entende nada. Há também os locutores que tentam adivinhar a próxima jogada como se a magia do futebol não fosses sustentada na surpresa de uma boa jogada, um drible sensacional, um lançamento perfeito e um gol de salvar a pátria. Pelo menos a pátria da emoção.

São muitos os locutores espalhados pela Globo e pela Bandeirantes por todo o país. É uma equipe que não compromete, mesmo que às vezes exagere. O único problema é que ao contrário do que acontece no futebol os locutores não se renovam. Nesse aspecto chama atenção a estréia de Alex Escobar como narrador. Ele foi suficientemente inteligente para superar sua inexperiência com bom humor e sem os mesmos berros de outros manjados locutores. Escobar criou uma “narração” cantada na qual se limita a descrever o lance e faz isso sempre com simplicidade e uma bem humorada linguagem popular. Mostra aos profissionais mais experientes que nem sempre é preciso se esgoelar para criar emoção. Quem fala mais baixo sempre chega mais longe. (Eli Halfoun)

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Sou inteiramente a seu favor. Os da Globo, principalmente, eles não gritam, eles berram. Um dos melhores comentarista da Globo, se não o melhor, é o Caio Ribeiro, que já foi jogador e realmente é o que entende de futebol.
Um dos seus melhores sumiu, o Paulo Cezar Guimarães. Era o melhor. O Casagrande nem sabe falar. O Beneti também e muito bom. O Júnor é muito mal educado. Entende de futebol mas, não sabe explicar bem o que está acontecendo em campo. Os loucutores, todos, podem ser dispensados que não farão falta.

Rick disse...

Tiago Leifert, que a Globo tenta bombar, é meio infantil naquele programa antes dos jogos. Gosto do Junior, Casagrande e Ronaldo não passam a visão clara do jogo. e Galvão também não deixa os caras falarem direito. Mas Galvão ainda é o cara que dá mais informações e não deixa passar nada, fala muito, mas é mais completo.

alberto carvalho disse...

Eu não consigo ouvir os locutores uma vez que o som ambiente das torcidas abafa as vozes dos locutores e dos comentaristas.