quarta-feira, 11 de junho de 2014

Internet está nos deixando cada vez mais solitários

por Eli Halfoun
Uma das maiores “verdades” criadas em torno das redes sociais é a de que a internet é um instrumento que aproxima as pessoas promovendo encontros (alguns muito perigosos) e reencontros. Não há como negar a importância da internet no e para o mundo, mas essa “verdade” de aproximar as pessoas está longe de ser realmente uma verdade absoluta. Diante do afastamento (e distanciamento) que a internet também provoca entre as pessoas (ninguém mais conversa olho no olho, cara a cara). O que pode ocorrer, não demora muito, é um surto de solidão. A internet nos faz cada vez mais sozinhos mesmo quer estejamos conversando diariamente via redes sociais com pessoas que nem conhecemos. O exercício de passar horas e mais horas diante do monitor é um exercício solitário de aprisionamento. Você conhece o rosto das pessoas que utilizam o Facebook, o Twitter e outras redes sociais? Outro ponto que começa a ficar forte no vício em que a internet se transforma para muita gente é a de não nos dar mais a menor vontade de sair de casa para encontrar pessoas, ir ao teatro, ao cinema, enfim saber que ainda podemos falar com gente e não apenas com uma máquina que é o que a internet também representa. A exagerada utilização da internet é perigosa e por mais que nos aproxime de outras pessoas paradoxalmente e principalmente nos afasta e nos faz cada vez mais solitários e até egoístas. Aí é que mora o perigo para os que acham que a vida é virtual. (Eli Halfoun)

5 comentários:

Ludmila disse...

Nessa vida moderna, as pessoas já estavam indiferentes com e sem internet. Nas cidades pequenas ainda existe convivência, nas grandes está difícil, medo de violência, de relacionamento, tudo isso conta

J.A.Barros disse...

As pessoas hoje Ludmila, estão com muito medo, e esse medo as isola cada vez mais dos meios sociais. Sair à noite para um cinema ou um jantar com amigos se torna um problema, por que não se abe o que poderá acontecer. Sair à noite só em grupos que é confortável e mais seguro, mas não é sempre que se deseja sair em grupos e acaba ficando em casa isolada e vendo programas de televisão repetitivos e chatos ou então ler um bom livro ou dormir mais cedo. Se conseguir.

Ludmila disse...

Imagina para uma mulher sozinha. Ir ao cinema ou teatro e quase uma aventura.

J.A.Barros disse...

Noutro dia assitsi pela televisão um assalto a um ônibus em que um ladrão com uma faca enorme nas mãos ameaçava o motorista e um outro ladrão roubava o dinheiro da caixa do trocador. Isso durante o dia em pleno movimento urbano do ir e vir dos cidadãos. Imagina à noite?
O policiamento tem de ser ostensivo com as ruas sendo patrulhadas dia e noite. Os bandidos precisam a voltar a ter medo da polícia.

J.A.Barros disse...

Ludmila, sair sozinha para ir ao cinema, ao teatro ou a um restaurante nos dias e noites de hoje acho que é um convite para ser assaltada, estuprada e morta.
É melhor ficar em casa, à noite lendo o seu livro ou acompanhando as novelas idiotas da Globo.
Sair sozinha à noite anão é uma aventura é um suicídio.