quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa: a (nova) repercussão na mídia....

O Globo de hoje publica matéria sobre as...


...impressões revisadas dos jornalistas estrangeiros em torno da Copa no Brasil. Reprodução
por BQVManchete
Durante meses e meses, o Brasil passou para o mundo uma projeção de que a Copa seria um caos apocalíptico. O coro, embora ditado pelo claro interesse eleitoral local, repercutiu internacionalmente e fez com que a previsão do desastre passasse a ser a pauta de parte da imprensa estrangeira. O país continua com questões sociais a resolver, mas quanto à Copa parece que a avaliação ditada pela manipulação política extrapolou. Assim como os brasileiros foram miseravelmente enganados, turistas caíram na armadilha. E muitos só devem ter vindo por corajoso amor ao futebol - afinal a Copa é apenas um evento esportivo -, resolveram arriscar, mas talvez tenham nas mochilas kit de sobrevivência tal o temor diante do caos intensamente anunciado. 
Os milhões de turistas - tanto os estrangeiros quanto os brasileiros que se deslocam pelas sedes - devem até se surpreender com o simples fato de chegarem e saírem vivos dos estádios. 
E a imprensa mundial, com suas equipes circulando nas cidades, vendo de perto e não através de qualquer avaliação distorcida, aparentemente mudou o foco: a Copa como torneio esportivo vai bem. Demorou, mas caiu a ficha: a Copa não teria mesmo a função de, depois dela, tornar o Brasil uma Suiça quase perfeita, a Copa não melhoraria a distribuição de renda no país, a Copa não mudaria a educação e a saúde nacional, a Copa não vai construir saneamento, a Copa não vai despoluir a Baia da Guanabara, a Copa não vai construir habitação para milhares de brasileiros. 
A Copa só bota os times em campo.
Tudo o mais, e muito mais, caberá aos brasileiros, inclusive àqueles que estão se manifestando nas ruas. Melhor seria se o campeonato social que o Brasil precisa vencer contasse com o apoio da mídia que historicamente - até favorecendo e sustentando ditaduras - pertence a um setor que combate ferozmente, e também historicamente, governos que tentam implementar políticas sociais capazes realmente de mudar o Brasil, acabar com os privilégios e diminuir as injustiças. 
Essa é a outra copa. Aquela que o país tem que vencer. 
Para isso, é bom que permaneça nas ruas depois da Copa e principalmente depois das urnas se for preciso defender importantes avanços sociais conquistados no últimos anos.

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Primeiro meu caro BQVManchete, precisa nas eleições, não sei em quem, mas tentar no voto, pelo menos, acabar com a praga deste partido que se chama PT,que está acabando moralmente, civicamente, culturalmente, intelectualmente e politicamente com o que resta de honestidade, competência, sinceridade e espírito de coletividade, de humanização dos brasileiros de boa vontade que ainda sobraram dessa catástrofe política comandadas por um homem que nunca leu um livro, semi alfabetizado, não lê jornal porque lhe dá sono e que é fllho de uma mulher que nasceu analfabeta.
Desculpe BQV, mas essa é uma verdade que não pode ser ocultada, escondida e negada, até porque está registrada nas gravações dos discursos e nas entrevistas. Nada disso está sendo inventado.

J.A.Barros disse...

Omelete, aproveitando a deixa, o PT teve 12 anos , com o apoio de 90% dos partidos brasileiros para fazer todas as reformas estruturais de que o país precisa. Mas não fez. Por que? Essa é a pergunta que fica sem resposta. Agora, com a nova candidatura da Gerontona vai prometer as reformas estruturais que já poderiam ter sido feitas?

BQVManchete disse...

J.A.Barros, o país precisa de uma reforma política que crie um Congresso autêntico e não de empresários e políticos profissionais que são subalternos de grupos econômicos. Quanto à corrupção, é uma briga antiga e não deve ser atribuida a um partido só. Sabe-se que não é isso, escandalos bilionários no governo FHC e agora em SP dos tucanos provam isso. A fixação no PT apenas só favorece os corruptos que ficam livres para atuar e nem processados são, veja o caso do mensalão mineiro, o que criou o esquema. É bom criticar com equilibrio e imparcialidade ou se faz o jogo do ladrões. O PT, como outros governos de todos os partidos tanto no plano federal nos anos 90 quando no plano estadual e municipal, atualmente, fazem coligações com o que há de pior na política ou não têm governabilidade. Daí a necessidade urgente de uma reforma. Mesmo assim, os governos do PT fizeram mais politica social no Brasil do que em 500 anos de história.

J.A.Barros disse...

Caríssimo BQV – alliás o que quer dizer esse BQV? Algum Código revolucionário? – sabemos que a corrupção neste país é um mal endêmico e para, pelo menos, contê-lo, não falo nem em diminuí-lo, seria necessário realmente uma revolução –mnão golpes de Estado – mas uma revolução que reflita o que seja essa palavra na sua concepção: revolver, trocar o tudo existente por uma nova forma de ser, de viver, de pensar, de agir.
Não vamos discutir meras políticas sociais realizadas em distribuição de dinheiro e com isso arrotar que inseriram 30 milhões de seres humanos na classe média. Ora, sabemos que não se forma uma classe média da noite para o dia . Sabemos que a classe média vem se formando desde os idos da Idade Média criando-se nos Burgos que começaram as grandes cidades nos seus desenvolvimentos. Dos Burgos vieram os Bugueses e dos Burgueses nasceu a Classe Média/
Mas isso é história e o mundo de hoje não está muito interessado nela.
Realmente a corrupção, hoje, não é privilégio do PT, mas de todos os Partidos e ela vem de longa data. Mas o que fazer?