sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pesquisa: mais uma etapa da corrida eleitoral

por BQVManchete
Existem as pesquisas que, como se sabe, é uma "fotografia" do momento, e as interpretações das pesquisas. Se o levantamento estatístico já implica em variáveis que vão do universo analisado, seriedade, critérios e tabulação ao público-alvo pesquisado e à clareza do questionário, as interpretações das pesquisas estão sujeitas a chuvas e trovoadas por parte da leitura da mídia. No caso, entram a postura política do veículo - e, no Brasil, isso é mais complicado ainda já que todos os grandes jornais e TVs estão embarcados na campanha eleitoral da oposição - a pressa em analisar e o fato determinante de que cada um quer ver o que lhe é favorável. A pesquisa divulgada ontem, por exemplo, tem números que podem ser lidos favoravelmente pelos principais candidatos. A grande mídia destacou a avaliação negativa do governo Dilma, que subiu. Evitou destacar que o índice dos que pretendem votar em Dilma também subiu e caiu o percentual dos que apoiam Aécio. 
E faltou contar aos leitores um detalhe importante: os índices de rejeição. Nesse ponto, o Brasil Post fez jornalismo melhor. Sublinhou que a rejeição a Dilma subiu 5 pontos, enquanto que a rejeição a Aécio avançou 14 pontos e a de Campos subiu 20 pontos ("A taxa de rejeição à presidente Dilma Rousseff subiu de 38% na semana passada para 43% nesta semana. O Broadcast, serviço da Agência Estado, considerou como rejeição as declarações dos entrevistados quando questionados em que candidato não votariam de jeito nenhum para presidente da República. Já a rejeição ao pré-candidato do PSDB Aécio Neves subiu de 18% na última pesquisa para 32%. A taxa de rejeição ao pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, subiu de 13% para 33%") e mostrou abordagens interessantes da pesquisa como o combate à inflação (77% desaprovam a política monetária do governo). Então é isso: pesquisa não é só "fotografia", é também um "espelho" onde cada candidato ou seus apoiadores tentem se ver mais bonito.
LEIA MAIS NO BRASIL POST, CLIQUE AQUI

7 comentários:

Wilson disse...

Apesar da força da mídia de direita, Dilma resiste. Vamos pra rua PT!!!!

J.A.Barros disse...

Ante-ontem à noite, vi pela TV o PT nas ruas de São Paulo depredando carros com extintores incêndio, barras de ferros e pedaços de concretos, além sapatearem nos tetos dos carros das Agências, e tudo isso ao vivo, acumulando lixo nas avenidas e ateando fogo em todo lixo que encontrassem, principalmente nas lixeiras que arrancavam dos postes. E atirando com rojões enormes contra uma Polícia passiva que apenas assistia as cenas de vandalismo cometidas pelos covardes mascarados que se escondiam atrás delas pata infernizar a cidade e o seu povo.
Pelo que vi pela TV o PT já está nas ruas. Quer mais ?

Wedner disse...

Amigo, o objetivo é eleitoral e é a direita fascista que está quebrando tudo e mandando Dilma tomar no cu.

Fábio disse...

Os fascistas estao empolgados

Gadelha disse...

Chega de PT, basta, votem em qualquer um até no pastor, é hora da classe mais esclarecida expulsar esse ártdio e ensinar ao povo como votar e como trabalhar sem tanto benefício que o governo criou. Ano que vem povo brasileiro e vagabundo vai ter que trabalhar e não vai ter moleza

J.A.Barros disse...

Primeiro que vocês nem sabem o significado da palavra: "fasccistas ". Depois, o próprio secretário do governo da "gerentona "já declarou que não foi só a "elite branca "que vaiou e xingou essa senhora, o povo. como povo, também a vaiou e xingou e mais já ouviu e viu nas ruas e no metro conversas e xingamentos à ilustríssima senhora. E está alertando o PT para essas reações do povão. Aqueles que votam.

Wagner disse...

Temos que fazer como na India, classe baixa que ganha salário mínimo e bolsa familia não apita nada. Voui votar em candidato da elite branca mesmo para varrer do mapa esses comunistas. saudades da ditadura.