por BQVManchete
Existem as pesquisas que, como se sabe, é uma "fotografia" do momento, e as interpretações das pesquisas. Se o levantamento estatístico já implica em variáveis que vão do universo analisado, seriedade, critérios e tabulação ao público-alvo pesquisado e à clareza do questionário, as interpretações das pesquisas estão sujeitas a chuvas e trovoadas por parte da leitura da mídia. No caso, entram a postura política do veículo - e, no Brasil, isso é mais complicado ainda já que todos os grandes jornais e TVs estão embarcados na campanha eleitoral da oposição - a pressa em analisar e o fato determinante de que cada um quer ver o que lhe é favorável. A pesquisa divulgada ontem, por exemplo, tem números que podem ser lidos favoravelmente pelos principais candidatos. A grande mídia destacou a avaliação negativa do governo Dilma, que subiu. Evitou destacar que o índice dos que pretendem votar em Dilma também subiu e caiu o percentual dos que apoiam Aécio.
E faltou contar aos leitores um detalhe importante: os índices de rejeição. Nesse ponto, o Brasil Post fez jornalismo melhor. Sublinhou que a rejeição a Dilma subiu 5 pontos, enquanto que a rejeição a Aécio avançou 14 pontos e a de Campos subiu 20 pontos ("A taxa de rejeição à presidente Dilma Rousseff subiu de 38% na semana passada para 43% nesta semana. O Broadcast, serviço da Agência Estado, considerou como rejeição as declarações dos entrevistados quando questionados em que candidato não votariam de jeito nenhum para presidente da República. Já a rejeição ao pré-candidato do PSDB Aécio Neves subiu de 18% na última pesquisa para 32%. A taxa de rejeição ao pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, subiu de 13% para 33%") e mostrou abordagens interessantes da pesquisa como o combate à inflação (77% desaprovam a política monetária do governo). Então é isso: pesquisa não é só "fotografia", é também um "espelho" onde cada candidato ou seus apoiadores tentem se ver mais bonito.
LEIA MAIS NO BRASIL POST, CLIQUE AQUI
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Apesar da força da mídia de direita, Dilma resiste. Vamos pra rua PT!!!!
Ante-ontem à noite, vi pela TV o PT nas ruas de São Paulo depredando carros com extintores incêndio, barras de ferros e pedaços de concretos, além sapatearem nos tetos dos carros das Agências, e tudo isso ao vivo, acumulando lixo nas avenidas e ateando fogo em todo lixo que encontrassem, principalmente nas lixeiras que arrancavam dos postes. E atirando com rojões enormes contra uma Polícia passiva que apenas assistia as cenas de vandalismo cometidas pelos covardes mascarados que se escondiam atrás delas pata infernizar a cidade e o seu povo.
Pelo que vi pela TV o PT já está nas ruas. Quer mais ?
Amigo, o objetivo é eleitoral e é a direita fascista que está quebrando tudo e mandando Dilma tomar no cu.
Os fascistas estao empolgados
Chega de PT, basta, votem em qualquer um até no pastor, é hora da classe mais esclarecida expulsar esse ártdio e ensinar ao povo como votar e como trabalhar sem tanto benefício que o governo criou. Ano que vem povo brasileiro e vagabundo vai ter que trabalhar e não vai ter moleza
Primeiro que vocês nem sabem o significado da palavra: "fasccistas ". Depois, o próprio secretário do governo da "gerentona "já declarou que não foi só a "elite branca "que vaiou e xingou essa senhora, o povo. como povo, também a vaiou e xingou e mais já ouviu e viu nas ruas e no metro conversas e xingamentos à ilustríssima senhora. E está alertando o PT para essas reações do povão. Aqueles que votam.
Temos que fazer como na India, classe baixa que ganha salário mínimo e bolsa familia não apita nada. Voui votar em candidato da elite branca mesmo para varrer do mapa esses comunistas. saudades da ditadura.
Postar um comentário