sábado, 14 de junho de 2014

Brasil Sucupira surreal (e eleitoral): "governo" diz que foi pênalti, "oposição" diz que não e que há complô para dar a Copa ao Brasil...

Segundo os comentaristas, não foi puxão, apenas um toque delicado e amistoso. Então, tá. Reprodução

"Especialistas" dizem que isso aí foi apenas um carinho, coisa de fair play. Reprodução  Internet/TV
por BQVManchete
Pênalti é regra que rivaliza com a do impedimento como as mais discutidas do futebol. É interessante acompanhar a repercussão da penalidade sofrida por Fred no jogo contra a Croácia. Há de tudo. Como a Copa, no Brasil, virou "projeto do PT", há, segundo as pesquisas, muita gente torcendo contra e passou a ser bombardeada pela oposição e por grande parte da mídia, foi até engraçado ver um jornalista (que nem é de esporte, é mais de economia) defender apaixonadamente que foi pênalti e insinuar (acreditem) no rádio que pode haver um complô entre a Fifa e o PT para favorecer a eleição de Dilma, daí o árbitro japa ter validado o gol do Brasil. 
Então é isso, ser ou não ser pênalti também virou uma questão de política eleitoral entre governo e oposição? Faltava isso na Sucupira do século 21. Felipão está preocupado: se a própria mídia brasileira propaga que o jogo foi "roubado", corre-se o risco de, a partir de agora, os árbitros passarem a ser mais rigorosos contra o Brasil. Pode ser, ninguém vai querer ser acusado de favorecer o dono da casa. 
Ontem a Fifa - mas vão dizer que deve ser parte do "complô" - comunicou que o juiz agiu certo e que antes da Copa, em reunião com todos os treinadores, deixou claro que os árbitros iriam coibir agarramentos dentro da área, incluindo aquele "judô" que sempre acontece entre atacantes e marcadores antes da cobrança de escanteios. As imagens da TV não repetiram a cena do pênalti no Fred vista do ângulo acima. O Jornal Nacional fez matéria exaltando que há 35 câmeras filmando cada jogo mas também não exibiu ontem essa imagem captada do lado oposto. Fred foi puxado pelo croata com a mão esquerda (a própria camisa denuncia que houve o puxão, não foi apenas um toque como Arnaldo César Coelho defende) e mostra a "chave de braço" que desequilibra o atacante brasileiro na hora do chute. Fred pode até ter exagerado na queda, mas estava de frente para o gol e se preparava para chutar. Mas um atacante que faz gol até sentado deixaria de chutar (já que segundo os "especialistas" o puxão foi "de leve" e não o atrapalhou) apenas para encenar como "ator" uma cena estapafúrdia (isso sem ter certeza de que o árbitro marcaria o pênalti)? 
Sei não... além de politicamente eleitoral, Sucupira está ficando burra. 
Ou Fred não quer ganhar a Copa. Prefere o Oscar 2014 de Melhor Ator.  

4 comentários:

AB. Dias disse...

Ontem foi marcado um pênalti semelhante (agarramento) no jogo Uruguai e Costa Rica

Heitor disse...

Parabens ao blog por mostrar essas fotos e essa opinião. Jornalistas esportivos parece até que combinam todos falam a mesma coisa. Ainda bem que a internet mostra todo tipo de opinião e não esconde as noticias

J.A.Barros disse...

Foi penalti sim. A foto mostra que o zagueiro entrelaçpu o braço do Fred e o puxou para baixo e claro o tirou da jogada que poderia terminar em gol.

Anônimo disse...

Concordo que os juízes devem coibir puxões, agarrões, pra não ficar essa zona que é nos nossos campeonatos. Mas o Fred se jogou, sim, e não achei que o toque fosse suficiente pra ele cair daquele jeito. O Fred está repetindo algo que já pratica aqui: tentar o jeitinho brasileiro quando não consegue uma boa atuação (lembrando que o Fred é o jogador que mais catimba quando não tem uma boa atuação, vide o jogador do Olimpia que disse que o Fred o "arranhou o tempo todo", em jogo que o atacante do fluminenC não conseguiu fazer nada). Além disso, os jogadores do Fluminense parecem feitos de papel nos jogos aqui, como todo mundo já sabe.