quinta-feira, 26 de junho de 2014

A camisa de Luis Suárez vai ficar no armário

Foto Getty Images-Fifa - Divulgação
por José Esmeraldo Gonçalves
A mordida em Chielini, no jogo contra a Itália, custou a Luis Suárez o afastamento da Copa. A Fifa impôs ao jogador uma suspensão de nove jogos pela seleção do Uruguai. A Copa perde um craque mas seria muito alto o preço de mantê-lo em campo. Ao morder um adversário pela terceira vez na sua carreira - sem contar as cabeçadas, outra arma que o jogador costuma usar - Suárez, na prática, pediu pra sair. No últimos dias, uma perplexa imprensa mundial o chamou até de "canibal". Além dos nove jogos pela sua seleção, o uruguaio foi banido do futebol por quatro meses. A Fifa parece deixar claro, agora, que outra mordida em campo poderá encerrar definitivamente a carreira de Suárez. O jogador poderá recorrer, se quiser, após pagar uma multa de 250 mil reais. A punição já valerá para o jogo Uruguai X Colômbia, no próximo sábado, no Maracanã. Embora a atitude de Suárez tenha sido tão flagrante e até figuras isentas como o ex-jogador Ghiggia tenham condenado a espantosa mordida, haverá especulações. Caso Brasil passe pelo Chile e o Uruguai avance, as duas seleções se enfrentarão nas quartas-de-final. O Uruguai certamente vai chiar e dirá que "forças ocultas" abriram o maxilar de Suárez e o fizeram abocanhar Chielini. Faz parte da choradeira. 
Mas a dramaticidade da cena da mordida renderia uma boa crônica ao escritor e jornalista Nelson Rodrigues. Duvida? Pois Nelson, que sempre apontava nas suas crônicas um personagem da semana, uma vez elegeu não o Dida, do Flamengo, mas uma atitude do atacante em campo. O cronista saiu do estádio impressionado com uma cena inusitada. O Flamengo jogava contra o Canto do Rio. Ganhava por 2 x 1. O jogo era tenso, dois jogadores já haviam sido expulsos, quando o árbitro Gama Malcher marca pênalti contra o Flamengo. Quase fim do jogo, era a chance do empate. Osmar, do Canto do Rio, ajeita a bola e se prepara para chutar. Conta Nelson: "Estava a bola na marca fatídica. Dida aproxima-se, ajoelha-se, baixa o rosto e vai fazer o que nem todos, na afobação, percebem. Para muitos, ele estaria rezando o couro. Mas eis, na verdade, o que acontecia: Dida estava cuspindo na bola. Apenas isso e nada mais. Objetará alguém que este é um detalhe anti-higiênico, antiestético, que não deveria ser inserido numa crônica. Mas eu vos direi que, antes de Canto do Rio x Flamengo, já dizia aquele personagem shakespeariano que há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia. Quem sabe se a cusparada não decidiu tudo? Só sei que lá ficou a saliva pousada na bola. O que aconteceu depois todos sabem: Osmar bate a penalidade de uma maneira que envergonharia uma cambaxirra. Atirava o Canto do Rio pela janela, a última e desesperada chance de um empate glorioso. E ninguém desconfiou que o fator decisivo do triunfo fora, talvez, a cusparada metafísica de Dida, que ungiu a bola e a desviou, na hora H". 
O trecho destacado acima é da crônica "A Cusparada" que Nelson Rodrigues publicou na Manchete Esportiva com data de capa do dia 9 de novembro de 1957. 
A cusparada épica virou, claro, a Personagem da Semana de Nelson Rodrigues. 
Imagine o que ele não faria com a mordida inglória de Luis Suárez.
  

6 comentários:

J.A.Barros disse...

Na minha opinião ele deveria ser banido do futebol a partir desta Copa. Não tem essa de "garra uruguaia ", transformada em mito depois de 1950. Perdemos o jogo porque "Bigode "o lateral esquerdo da Seleção deixou o "Ghighia avançar até chutar para fazer o gol.
Bigde era do Fluminense e ele, na minha opinião, foi o culpado pela nossa derrota e não o goleiro.
Nos jogos de hoje Ghighia teria levado uma ombrada que o jogaria até para fora do Estádio. E essa história de que Obdúlio Varella teria sido o grande motivador do time uruguaio é outra balela criada pela mídia. Ele gostava muito era de uma boa birita. E vamos acabar com essa história da tal "garra "uruguaia ", na verdade eles são uns brutamontes que estão mais para lutadores de luta livre do que para jogadores de futebol.
O Suárez está pagando pelo que ele plantou. Desleal, criador de falsas faltas, provocador e mordedor de adversários. Na Inglaterra mordeu o lateral Ivanovic, lateral do Cheslsea e foi suspenso por 4 jogos. Ele é mau, perverso e aproveitador , desleal além de covarde.

J.A.Barros disse...

A camisa, desse "Cão Raivoso "deveria ser queimada em praça pública.

Sacoda disse...

Comentarista alguns acham que a punição foi exagerada. Até podia concordar se fosse a primeira vez. Mas o uruguaio já mordeu outras duas vezes e além disso também já fez agressões por ofensa racistas. Punição mais do que justa.

alberto carvalhoi disse...

Só falta o uruguaio mordedor se desculpar dizendo que queria dar um beijinho no ombro do italiano de plantão e dizer que os dentes chegaram na frente dos lábios. Eu gostaria de saber o que o árbitro escreveu na súmula. Antigamente as punições eram apenas baseadas nas súmula. Mas agora, com dezenas de câmeras espalhadas pelos estádios, as punições de atletas faltosos independem dos árbitros. "Não Vai ter Luisito Suarez!" Genial a crônica do Nelson Rodrigues!

alberto carvalho disse...

Alguns coleguinhas da imprensa esportiva estão achando que a punição que a Fifa impôs ao Suarez foi muito rigorosa. É que acostumados à impunidade, pensam assim. A atitude dele foi pra lá de violenta. O zagueiro italiano deveria tomar uma vacina contra a raiva e o jogador uruguaio deveria ser excluído definitivamente do futebol.

Beto disse...

Já foi tarde