Rio, Ipanema. Foto de Jussara Razzé |
Uma cidade que tem uma data oficial de aniversário - hoje - e outra criada e imposta pelo povo - 20 de janeiro - tem algo especial. Esse algo mais, além da beleza, é a relação que o carioca tem com a sua cidade e a de milhões de brasileiros de todos os estados. O Rio tem música e poesia correndo nas ruas, praças, morros e becos. Antonio Maria, um carioca pernambucano, por sinal, compôs com Ismael Neto a "Valsa de uma cidade"; Antonio Carlos Jobim deu à cidade um presente musical chamado "Samba do Avião"; André Filho a homenageou com "Cidade Maravilhosa" (quem mais teria uma marchinha de carnaval como hino oficial e consagrado em todo o mundo?). Mas se hoje é dia de samba, reproduzo aqui uma música que tem a alma do Rio. Foi o samba-enredo da União da Ilha que, lá vai tempo, fez balançar a arquibancada no seu desfile em um longínquo 1977. Naquela noite, o Rio tremeu de emoção e alegria no ritmo de "Domingo", de Adhemar Vinhais, Aurinho da Ilha, Ione do Nascimento e Waldir da Vala.
Quem viu, lembra:
"Vem amor, vem à janela ver o sol nascer
Na sutileza do amanhecer
Um lindo dia se anuncia
Veja o despertar da natureza
Olha amor quanta beleza
O domingo é de alegria
No Rio colorido pelo Sol
As morenas na praia (bis)
Que gingam no samba
E no meu futebol" (...)
VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI
4 comentários:
Esmeraldo, jornalista, e dos melhores, eu sei que você é, agora poeta é novidade. Mas é uma maravilhosa descoberta. Alías nos seus textos sentía-se essa ponta de poesia e ritmo.
Rio, de 20 de Janeiro ou 1 de Março é sempre o Rio de Janeiro. A Cidade mais bela e mais alegre do Mundo!
Justa homenagem do amigo Zé Esmeraldo a eterna Capital Cultural do Brasil.
amigo debarros, nada que chope, sol e mar não inspire, rsrsrsrs
Simone e Tonho, amigos que conhecem bem o astral dessa cidade, de Ipanema a Chico & Alaide, passando pelo Belmonte e o Simpatia. O Rio saguarda vocês. abs
Postar um comentário