quinta-feira, 28 de março de 2013

Ronaldo: um comentarista de futebol que sabe das coisas

por Eli Halfoun

A Globo anunciou oficialmente que Ronaldo Fenômeno Nazário será um de seus comentaristas nos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Em outra época a imprensa ia estrilar como aconteceu várias vezes, porque o ex-jogador estará ocupando o lugar de um jornalista profissional que é quem pode atuar como comentarista. Sempre foi uma "grita" exagerada da imprensa: a utilização de ex-jogador como comentarista tira no máximo o lugar de um ou dois jornalistas. Quem esteve dentro de campo e conhece os bastidores e as táticas do futebol têm mais chance de fazer comentários mais acertados como, aliás, mostram Casagrande, Júnior e Neto que é hoje o mais polêmico comentarista do futebol paulista. Além do mais a televisão sempre utilizou a desculpa de quer não estava contratando um profissional para a área da jornalística, mas sim convidando um profissional do esporte para comentar o que ele faz com mais base. Não se sabe se Ronaldo será um bom comentarista (Romário não deu pé), mas leva jeito para se dar bem: sabe falar, sabe ver o jogo e só precisa enxergar as partidas, os técnicos e os jogadores com um olhar isento, ou seja, não permitir que o fato de ter sido companheiro da turma influencie em sua opinião e não permita que diga exatamente e apenas o que viu. Na Globo Júnior e Casagrande revelaram-se bons de papo e são tão respeitados como comentaristas quanto foram como jogadores. É a mesma coisa que convidar ex-jornalistas para comentar ou julgar prêmios literários e de reportagens. Eles conhecem jornalismo como os ex-jogadores conhecem futebol.  (Eli Halfoun)

3 comentários:

Tiago W. disse...

Péssima decisão da Globo e inteiramente antiética. E não é porque Ronaldo não é jornalista. É que é que tem empresa na área esportiva que agencia atletas, Neymar é um deles. E aí, como é que fica? Será o ex-jogador ou o empresário falando? Terá função jornalística e ficará sem credibilidade. A globo não vai pode mais falar de treinadores que têm interesses em passes de jogadores.

Ebert disse...

Não dá para confiar

debarros disse...

A agência do Ronaldo acaba de contratar o Rubens Barrichelo. Pra que,não sei. Mas entrou na folha de pagamento da agência. É claro que esse lance é mais uma jogada da rede Globo que ganha na audiência e Ronaldo mais dinheiro pro seu já rico bolso além de vender, em publicidade, os atletas contratados pela sua agência.