terça-feira, 26 de março de 2013

Acredita nisso? Engenhão vai ser interditado por riscos na cobertura

por Gonça
Temos o hábito de culpar o governo por tudo. Há motivos, certamente, mas na maioria das vezes, o culpado mora ao lado e não é funcionário público. O problema não é o Minha Casa, Minha Vida, nem a ponte nova, nem o viaduto recém-inaugurado, nem o conjunto habitacional, nem a estação de esgoto que nunca funcionou, nem a estrada que é recuperada e uma semana depois já apresenta buracos, nem a Vila Olímpica que foi construída pro Pan 2007 e até hoje tem problema. O problema são as construtoras e os engenheiros brasileiros. Ou,se não são os engenheiros, que estes apontem porque muitas das suas construções são precárias. Que apontem, no curso das obras, a possível utilização de materiais de baixa qualidade. Que os conselhos corporativos de engenheiros e arquitetos denunciem as arapucas que são armadas sobre usuários desses espaços público e privados. Que as áreas técnicas do Estado, Município ou Governo Federal voltem a se equipar (já que foram desmontadas pelo neoliberalismo tucano e Lula, Dilma, governadores e prefeitos seja lá de que partido forem mantiveram essa fragilidade oficial que interessa aos poderosos) para acompanhar essas construções. E a pergunta perfeitamente oportuna: os estádios que estão sendo construídos para a Copa, nessa pressa toda, são seguros? Quem garante? Ou isso se esclarece ou os engenheiros brasileiros vão precisar de um exame do tipo da OAB (que acaba de reprovar 90% dos postulantes à advocacia) antes de plantarem estruturas sobre as cabeças do povão.

6 comentários:

Edgard disse...

Isso é um absurdo e já há manobras para botar a conta nos cofres da prefeitura.

Marta, de Teresópolis disse...

Aposto que nesse momento tem alguéns, empresários e políticos, tomando champanhe, comendo caviar, andando de BMW e até fingindo que faz política e cheio do dinheiro que embolsou do povo públicos. Eles se divertem com isso. Assim como vibram com as enchentes que significam verbas que vão chegar para o rateio

debarros disse...

Esse "risco na cobertura" do Engenhão não vai ficar barato. A FIFA vai levantar problemas com a revelação desse escândalo bem típico brasileiro de corrupção e incompetência em construção de imóveis. A gente não vê notícias de que cairam prédios na Europa e nos EUA.
Quem garante que esses novos estádios construidos às pressas para atender ao cronograma da Copa do Mundo em 2014 estão perfeitos? Com estruturas fortes e com material de primeira?

debarros disse...

Não vamos ficar surpresos ou fingir surpresos. Esse teto do Engenhão que está caindo é a cara do Brasil.

debarros disse...

Por que não os formandos em engenharia, medicina, odontologia, economia, agronomia, filosofia e por aí afora passarem por uma prova como a da OAB para serem credenciados a exercerem a profissão?

debarros disse...

Essa empresa Imperial Construções, no fundo deve ter sido criada por uma dessas grandes empresas como a OAS, Odebrecht e etc, que ganha em licitações viciadas essas obras financiadas por Caixa Econômica, Bancos públicos e constroem essas obras com baixo custo para ganhar muito dinheiro. Mas, no fim, como esperto demais se atrapalha acaba acontecendo acidentes como esse do conjunto habitacional do morro do Bumba. É uma vergonha e não vai acontecer nada aos diretores dessa Empresa fajuta. Em seguida vem o escândalo do Engenhão com a possibilidade do teto de Estádio desabar. Presta atenção nas empresas que construiram o Engenhão.