sábado, 16 de março de 2013

SBT compra mais uma briga com o Ibope. É mais um tiro na água da audiência

por Eli Halfoun
O descontentamento das emissoras de televisão com os números de audiência auferidos (e divulgados) pelo Ibope está ganhando mais um round desde que Silvio Santos decidiu premiar como sempre com  dinheiro vivo qualquer telespectador que aponte uma pessoa que tenha em casa o aparelhinho que o Ibope utiliza para medir audiência. As emissoras (com exceção da líder Globo) sempre se consideraram injustiçadas pelos números que mesmo que estejam enganados de uma forma ou de outra sempre refletem as verdadeiras preferências do público. As muitas críticas que tem recebido nunca serviram para desacreditar o Ibope, que mesmo combatido continua sendo o mais popular (talvez não o mais respeitado) órgão brasileiro (não oficial) de medição de audiência na televisão e de popularidade política. Não adianta as emissoras esbravejarem se não estiverem unidas no mesmo grito. A única maneira de desacreditar o Ibope não dar bola para o que ele diz. Se ninguém levar em conta os números divulgados pelo Ibope ele simplesmente deixará de ter importância e com o tempo até de existir. A desconfiança pode ser (e é) grande, mas não há como provar que os números estejam sendo manipulados até porque o Ibope não faz a audiência. Apenas reflete o que pesquisa. (Eli Halfoun)
-

Nenhum comentário: