por Eli Halfoun
Mesmo os que ainda resistem (e não
são poucos) ao domínio da informática como nova ferramenta de sobrevivência
(hoje nada se faz sem o computador e a internet) concorda que essa nova (já nem
tão nova assim) era do computador facilitou a vida e diminuiu consideravelmente
a necessidade de sair de casa para resolver qualquer questão, inclusive
judicial. Via e-mail já se resolve quase tudo e rapidamente. Assim mesmo a
modernidade da internet é também é uma nova arma de aborrecimentos. Não é raro o
consumidor receber uma cartinha (e não só por e-mail) de empresas cobrando
pagamentos já realizados. As empresas apressadinhas ameaçam e na mesma correspondência
pedem desculpas e avisam para não levar em conta a abusiva cobrança se o
pagamento já tiver sido feito no prazo contratado.
Esse absurdo e apressado tipo de
cobrança ocorre porque, segundo as empresas, o sistema entrou em pane. Fazem uma
confusão danada nos departamentos de cobrança de quase todas as empresas por
todo o país. Computador não fala e é fácil botar a culpa no sistema quando se
sabe que na maioria das vezes a culpa é da desorganização e incompetência das empresas,
que não perdem tempo para cobrar o que não lhes é devido, mas não gastam o
mínimo de tempo para fornecer aos consumidores um mínimo e de qualidade ou pelo
menos de respeito. Isso continuará acontecendo enquanto não houver um mecanismo
que permita ao consumidor penalizar a empresa que o assusta e ameaça
indecentemente. Quem cobra o que não é devido tem mais é que pagar. Aporrinhação
via internet também tem preço. (Eli Halfoun)
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