sábado, 30 de março de 2013

Empresas usam a internet para cobrar o que o consumidor não deve


por Eli Halfoun
Mesmo os que ainda resistem (e não são poucos) ao domínio da informática como nova ferramenta de sobrevivência (hoje nada se faz sem o computador e a internet) concorda que essa nova (já nem tão nova assim) era do computador facilitou a vida e diminuiu consideravelmente a necessidade de sair de casa para resolver qualquer questão, inclusive judicial. Via e-mail já se resolve quase tudo e rapidamente. Assim mesmo a modernidade da internet é também é uma nova arma de aborrecimentos. Não é raro o consumidor receber uma cartinha (e não só por e-mail) de empresas cobrando pagamentos já realizados. As empresas apressadinhas ameaçam e na mesma correspondência pedem desculpas e avisam para não levar em conta a abusiva cobrança se o pagamento já tiver sido feito no prazo contratado.
Esse absurdo e apressado tipo de cobrança ocorre porque, segundo as empresas, o sistema entrou em pane. Fazem uma confusão danada nos departamentos de cobrança de quase todas as empresas por todo o país. Computador não fala e é fácil botar a culpa no sistema quando se sabe que na maioria das vezes a culpa é da desorganização e incompetência das empresas, que não perdem tempo para cobrar o que não lhes é devido, mas não gastam o mínimo de tempo para fornecer aos consumidores um mínimo e de qualidade ou pelo menos de respeito. Isso continuará acontecendo enquanto não houver um mecanismo que permita ao consumidor penalizar a empresa que o assusta e ameaça indecentemente. Quem cobra o que não é devido tem mais é que pagar. Aporrinhação via internet também tem preço. (Eli Halfoun)

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