quarta-feira, 27 de março de 2013

Ratinho: uma chance para os talentos que as “cidades grandes” não conhecem


por Eli Halfoun
A jornalista Keyla Jimenez informa na “Folha de São Paulo” que depois de uma reunião com a ministra Martha Suplicy o apresentador Ratinho está enviando ao Ministério da Cultura projeto que pretende revitalizar os pequenos cinemas em todo o país. A          idéia de Ratinho não é apenas exibir filmes nacionais (aliás, ele é o dono dos direitos de quase todos os filmes de Mazaroppi (de quem é fã declarado), mas também realizar festivais e outros encontros culturais. É um projeto interessante, principalmente do ponto de vista de abrir caminho para novos talentos que raramente encontram oportunidades de mostrar sua arte. Não é novidade para ninguém que muita gente perdeu, especialmente nas pequenas cidades do país, oportunidades artísticas desde que São Paulo e Rio passaram a encabeçar as redes de televisão que fazem o interior apenas repetir o que é exibido nos grandes centros e raramente abrem espaço para os talentos locais. Incentivar a reabertura dos cinemas dos municípios menores é voltar a dar a uma população sem muitos recursos a oportunidade de conhecer cinema e de mostrar em festivais e outras ações culturais um trabalho que os grandes centros precisam descobrir e incentivar. O que não se pode é continuar obrigando pessoas sem recursos financeiros, mas com talento, a enfiar uma pequena e surrada trouxa debaixo do braço e enfrentar enormes dificuldades para chegar até a “cidade grande” em busca de uma chance. É preciso levar a chance até eles. É para isso também que seve o Ministério da Cultura. (Eli Halfoun)

2 comentários:

Gabriel disse...

Há poucas coisas mais burra no mundo do que a TV brasileira. Moro em Sergipe e me incomoda que as TVs sejam centrada apenas no Rio e em São Paulo como se o Brasil não existisse. São tão imbecis os programadores que desconhecem o Brasil e perdem oportunidaes. O nordeste, saibam seus idiotas, cresce há quase uma década em ritmo maior do que o do Brasil. Não basta vir aqui em época de Carnaval e Forró, o Nordeste vibra o ano inteiro e, caso não saibam, tem pelo menos três cidades com 3 milhões de habitantes, que são mercado, consumidores, tem grande parcela da população com cultura, viaja, produz, cria. Vão se fuder.

debarros disse...

Tenho um sobrinho que mora em Maceió e ele conta que a cidade, hoje, se equipara com as grandes capitais do país, com "shopings", avenidas largas e gente comprando e com as suas praias cheias.
É verdade que o nordeste não é divulgado e suas estações de TV não fazem parte do menu de canais.