sexta-feira, 29 de março de 2013

Nos porões da publicidade...


A jornalista Regina Augusto lança o livro “No Centro do Poder", que denuncia a ligação das agências de publicidade com a ditadura militar brasileira. A jornalista aborda o período através da trajetória de Petronio Correa, da MPM, agência que surfava nas verbas controladas pelos militares. O clima era altamente suspeito: não havia concorrência pelas contas, o que valia era quem indicava as agências aos generais. "No Centro do Poder" focaliza um ponto que ainda deveria render livros e reportagens investigativas: a participação de empresários no apoio e engajamento na ditadura. Houve financiamentos privados para porões e "casas da morte", onde até crianças foram torturadas, houve apropriação de empresas pertencentes a pessoas que era ligadas a governos anteriores ao golpe (com a transferência de bens dessas empresas para "amigos" dos militares), obras públicas sem concorrência, superfaturamento, houve grande jornal que emprestou carros para órgãos de repressão, executivos sádicos que davam o dinheiro mas pediam para visitar centros de tortura em funcionamento, empresas que cediam fornos industriais para incineração de corpos de opositores do regime, transferências de propriedade de terras para militares, favorecimento de grupos na concessão de terras ricas em minério etc etc. Grande parte dessas denúncias tem sido comprovada em depoimentos tardios mas válidos de militares e policiais arrependidos que participaram da máquina da morte da ditadura.
É longa a trágica folha corrida que a Comissão da Verdade deveria investigar.


Um comentário:

Ludmila disse...

É preciso tirar a história do porão até para que as novas gerações conheçam esse dramático período que o Brasil viveu na mãos de "gorilas".