terça-feira, 26 de março de 2013

Rodrigo Faro é a nova e ousada escola criada por Chacrinha

por Eli Halfoun

Quem acompanha a programação da televisão de uma maneira geral (ou seja, não como prisioneiro da Globo) sabe do sucesso de Rodrigo Faro como apresentador do programa "O Melhor do Brasil" (título pretensioso e exagerado) na Record. Faro impôs sua presença ao criar um digamos apresentador diferenciado. Até sua chegada todos os apresentadores eram (e são) absolutamente iguais: um tem mais carisma, o outro mais personalidade, outro mais credibilidade, outro mais simpatia, mas todos são apenas condutores de atrações escolhidas pelas produções dos programas que supostamente comandam. Alguns até interferem na escolha das atrações, mas mesmo assim seu único papel que desempenham no palco-estúdio é o de ser uma ponte entre o programa e os convidados.

Só Chacrinha teve na época em que ninguém tinha coragem de arriscar, a ousadia de criar um apresentador diferente dos quadradinhos apresentadores da época. Chacrinha foi irreverente, vestiu umas fantasia colorida, buscou uma mais popular das linguagens e criou a maior identificação entre público e apresentador que a televisão conheceu em toda a sua história.

Rodrigo Faro não é um Chacrinha, mas também rasgou o chamado traje social substituindo-o por camiseta, calça jeans e tênis, roupa que mais o aproxima dos jovens e do público de uma maneira geral até porque jeans, camiseta e tênis é uma espécie e uniforme que pelo menos nisso aproxima todas as classes sociais vestida igualmente. Rodrigo Faro também leva outra e grande vantagem em relação aos outros apresentadores: o fato de ser um bom ator permite que ele se vista de vários personagens e desenvolva um trabalho mais completo e realmente diferente. Faro pode não agradar todo o tipo de público, mas suas atuações como ator-apresentador é na maioria das vezes irrepreensível. Não se pode negar que ele transformou a maneira de apresentar programa de auditório e que tem mostrado um talento (e uma simpática presença) que garante um merecido e inegável sucesso.  Sucesso.  (Eli Halfoun)

Nenhum comentário: