quinta-feira, 28 de março de 2013

Xuxa: 50 anos de sonhos e meiguice que nos fazem eternas crianças

por Eli Halfoun

Aos 50 anos completados essa semana Xuxa não perdeu (nunca perderá) a meiguice quase infantil que certamente herdou de seus muitos anos de convívio profissional e pessoal com as crianças. Xuxa é hoje não só a mais famosa apresentadora brasileira, mas também uma referência cultural do país e também uma espécie de espelho que devolve ao passado milhares de hoje adultos que cresceram vivendo e sonhando com ela nos programas de uma televisão que na época não era tão importante hoje, mas já era muito importante.

Xuxa cresceu, o público infantil cresceu e com esse crescimento surgiram novos interesses, o que sem dúvida explica o motivo de Xuxa não ter mais um grande público infantil: as crianças de agora continuam sonhando sim (criança que não sonha não tem infância, assim como adulto que não sonha não tem presente nem futuro), mas estão mais literalmente antenadas com as novas realidades tecnológicas: qualquer criança prefere hoje manusear o computador a assistir a um programa dito infantil como os que Xuxa apresentou durante anos com um inegável e fantástico sucesso. Xuxa foi tema de estudos porque nunca se conseguiu explicar como ela conseguia ser a voz de todas as crianças e ter o imenso poder de fazer sua palavra valer para impor qualquer ideia (ao menos para discuti-la) e para vender todo tipo de produto infantil ou os dirigidos aos adultos, ou seja, os papais que reverenciavam Xuxa porque ela alegrava seus filhos e mais do que isso permitia que os papais ficassem na deles enquanto Xuxa "cuidava" das crianças como se fosse uma eficiente babá eletrônica. Não importava muito o quanto se criticava a televisão como babá eletrônica. Xuxa simplesmente fez o seu papel e cumpriu sua missão com perfeição.

Maria das Graças Meneghel continua sendo um fenômeno e ainda o maior fenômeno da televisão brasileira como conta e mostra a sua história. É verdade que ela não conseguiu atrair como público de seus ditos programas adultos o público infantil que viu e ajudou a crescer. Os meninos de ontem encontraram outros caminhos na vida e outros interesses na televisão, o que é perfeitamente compreensível, mas não apaga a histórica passagem de Xuxa pela televisão brasileira e até mundial. Se os "programas adultos" de Xuxa não fazem o mesmo sucesso que fizeram seus programas infantis não se pode deixar de perceber que mesmo assim sal palavra tem força para desencadear qualquer movimento social ou político. Foi assim quando ela revelou ter sido molestada sexualmente na infância. Criou imediatamente uma atenção maior para um problema que sabemos todos costuma ser comum no país (e no mundo), mas que parecia adormecido até que Xuxa o acordou com seu grito.

Aos 50 anos Xuxa continua vendendo uma imagem de meiguice. São poucos os homens que sonham com ela os sonhos sexuais, o que não significa que ela tenha deixado de ser uma mulher atraente, mas os homens preferem (e procuram) nela a meiguice que os faz voltar aos tempos de criança. Ela não poderia oferecer nada melhor ou mais doce para qualquer homem.  (Eli Halfoun)

3 comentários:

Ludmila disse...

xaaaatttaaaaaaaaaa!!!!!

debarros disse...

O problema da Xuxa é outro.

debarros disse...

Poucos sabem, mas Xuxa foi criada por Adolpho Bloch para apresentar um programa para o público infantil na sua emissora de TV, a Rede Manchete.