segunda-feira, 29 de maio de 2017

Fatos & Fotos: em dia de Diretas Já, Rio pede Fora Temer...












FOTOS AGÊNCIA BRASIL, REPRODUÇÕES TWITTER E FACEBOOK

por bqvMANCHETE

Cariocas vão à ruas pelas Diretas Já.
Durante quase todo o domingo, a orla de Copacabana foi ocupada por manifestantes que pediram Fora Temer e protestaram contra as reformas trabalhista e da Previdência. Ao lado do povo, artistas e políticos defenderam a mudança da Constituição para tornar possível as eleições diretas antes de 2018. Durante o ato, cantores que pedem a saída de Temer, como Crioulo, Maria Gadu, Martn'ália, Teresa Cristina, Otto, Digitaldubs, Bnegão, Pretinho da Serrinha, Pedro Luis, Caetano e Milton Nascimento se revezaram no palanque. Wagner Moura, Maria Casadevall, Bete  Mendes, Antônio Pitanga, Sophie Charllotte, Daniel de Oliveira, Laura Neiva, Renato Góes, Humberto Carrão, Chad Suede, entre outros, apoiaram o domingão das Diretas Já. O público inicial foi calculado pelos organizadores em cerca de 70 mil pessoas. Ao longo do protesto que se estendeu por várias horas, estima-se que em torno de 150 mil pessoas circularam pela Av. Atlântica.
O ato repercutiu no exterior e nas redes sociais. A cobertura da mídia conservadora foi previsivelmente discreta, Ao mostrar as primeiras cenas da manifestação, a Globo News foi "cautelosa" e omitiu que a principal reivindicação da multidão eram as Diretas Já. A omissão, aliás, remeteu à histórica campanha das Diretas Já, em 1984, quando a Globo, em suporte à ditadura, levou ao ar um flash do primeiro comício pedindo eleições democráticas para presidentes e chamou o ato de "comemoração do aniversário de São Paulo". Em 2014, 50 anos depois, a Globo reconheceu publicamente, no JN, que aquela autocensura foi "um erro". Ontem, o "ato falho" foi reeditado.


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Tudo bem. Diretas já! Mas quem será esse candidato livre dos vícios e sistema atual de fazer política? Sinceramente, não vejo nenhum candidato a altura dessa eleição direta. Sou favorável a seguir a letra da Constituição. Pode não ser a melhor solução mas está dentro da lei constitucional.

Bete disse...

Fora Temer e Diretas Já aprovadas pelo Congresso. O que não pode é um bando de corruptos elegerem indiretamente o presidente.