domingo, 21 de maio de 2017

Fotografia - Temer e Jânio: os pés da crise...





Foto de Erno Schneider/Reprodução


Duas crises, duas fotos. No alto, imagem publicada na Folha de São Paulo, hoje, mostra Temer, no Jaburu, com passos indecisos, pés apontando para rumos opostos, como se vê no detalhe. A foto é de Pedro Ladeira.

Acima, a famosa e premiada foto de Erno Schneider, de 1961, para o Jornal do Brasil. Com essa cena, Schneider fixou o logotipo da renúncia de Jânio Quadros e ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo. Jânio, na época, não sabia se ia para a direita, esquerda ou se ficava no centro. Acabou defenestrando-se do cargo.

Temer, investigado no caso JBS, resiste a renunciar. O que não o impede de também trocar os pés. Simbolicamente, ele não sabe se caminha em direção ao seu "núcleo duro", aí representado por Moreira Franco e Eliseu Padilha, ou se segue o que lhe sugere o pé direito e se afasta da dupla que, por sua vez, já tem o filme queimado pela Lava Jato sob a denúncia de receber propina da Odebrecht.

Pode-se dizer que o flagrante de Temer não é tão expressivo fotograficamente quando o de Jânio, mas ambas as tristes figuras, no instante da foto, estão visivelmente com o GPS político avariado.

Nenhum comentário: