Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Se você leu jornal, viu TV, ouviu rádio ou acessou a internet, é grande a chance de alguém ter lhe passado uma notícia falsa ou deliberadamente incompleta. Seja um checador. Curso de fact-checking (não exclusivo para jornalistas) ensina o cidadão a pegar na mentira instituições públicas, privadas, políticos, empresários, a mídia em geral e as redes sociais...
Com o apoio do Google, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas promove o curso online gratuito "Fact-Checking: a ferramenta para combater notícias falsas", ministrado por Cristina Tardáguila, fundadora e diretora da Agência Lupa. O curso é totalmente online e dura quatro semanas, de 5 de junho a 2 de julho de 2017. Inscrições já abertas. No programa, as técnicas e metodologias por trás do fact-checking, os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão da agência Lupa e exercícios práticos.
O curso, que não é exclusivo para jornalistas, está aberto para qualquer cidadão que tenha interesse em checar a informação que consome nas várias plataformas, desde as mídias impressa e digital, ao Rádio, à TV e redes sociais. Um fast-checking abrangente e ampliado, que alcance todos os meios, é um instrumento que está ao lado da liberdade de expressão e da confiabilidade dos veículos corporativos e independentes..
Mais detalhes na página http://journalismcourses.org/FC0517.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Excelente iniciativa. Assim como o consumidor de produtos tem seus direitos, o consumidor de notícias deve ter meios de verificar a honestidade dos meios de informação
Postar um comentário