sexta-feira, 12 de maio de 2017

"Não me retoque": celebridades rejeitam aplicativos me-engana-que-eu-gosto

por Jean-Paul Lagarride

A recente aprovação da lei francesa que obriga a inclusão de alerta de imagens retocadas em  campanhas publicitárias está provocando polêmica.

A intenção da nova regra é evitar a divulgação de ideais de beleza que exponham adolescentes a prejudicar a saúde na tentativa de imitar falsas perfeições. Os mercados publicitários e editoriais estão criticando a medida, mas podem estar indo na contramão de uma tendência, se não entre modelos e estilistas, mas por parte de celebridades.

Já há alguns anos, ao posar para a revista W, o ator Brad Pitt exigiu que as rugas não fossem retocadas por aplicativos.

A atriz e cantora Zendaya Coleman reclama quando o photoshop lhe tira as curvas.

Ficou famoso também o piti da Lady Gaga ao ver sua foto retocada na capa da Glamour. Nicki Minaj, Jennifer Lawrence, Beyoncé e Alicia Keys também já engrossaram o coro das descontentes com os editores que as levam a uma espécie de spa digital antes de colocá-las nas capas.

Entre as brasileiras, destacou-se a cantora Manu Gavassi, que ironizou sua foto photoshopada na capa da Vip. Uma seguidora perguntou: "Menina, de onde nasceu essa coxa?". Manu mandou de volta: "Do Photoshop deslavado que é essa capa". Eu nem me reconheço direito", ela tuitou, na época.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

O problema é que o photoshop – um aplicativo fantástico – é preciso saber trabalhar nele. Tem que ser um profissional muito bem preparado e conhecedor profundo de todos os recursos que ele oferece, e não pode errar.