quarta-feira, 24 de maio de 2017

No front do combate à corrupção: curso on line gratuito ensina jornalistas independentes a mapear o caminho do dinheiro na política

Em tempo de propinas, caixa 2, lavagem de dinheiro e compra e venda de leis no balcão de negócios entre empresários e políticos, é indispensável aos jornalistas independentes que adquiram suas próprias ferramentas de investigação, evitando o risco de ficar reféns de acusadores, de acusados e das fake news partidárias.

A linguagem de programação Python é instrumento essencial para a prática do jornalismo de dados, em alta nas principais redações do mundo.


O Knight Center for Journalism in the Americas avisa sobre o lançamento de um novo curso on line, gratuito, que treina os profissionais no uso da programação Python para trabalhar com a biblioteca Pandas, que é um recurso de código aberto para análise de dados.

Segundo a instituição, o curso "Python for Data Journalists: Analisando o Dinheiro na Política", .dará treinamento especial suficiente para capacitar jornalistas a ler, filtrar, unir, agrupar, agregar, classificar dados.

Com duração de quatro semanas, de 12 de julho a 9 de julho próximos, o treinamemento será ministrado por Ben Welsh, editor do Los Angeles Times Data Desk.

Mais informações, AQUI

Um comentário:

Silvia disse...

O jornalismo alternativo digital já é uma realidade em termos de informação sem contaminação empresarial. Mas é preciso que sites, blogs e páginas de redes sociais independentes se preparem e se atualizem para realmente se tornarem investigativos. Prestarão um grande serviço à democracia. Que todos, especialmente os jovens jornalistas conscientes,, usem todas as oportunidades para aperfeiçoar o verdadeiro jornalismo. Quem fala aqui é uma antiga professora que não perdeu a esperança.