quarta-feira, 10 de maio de 2017

Unesco critica concentração da propriedade da mídia e a avalia como fator que limita a liberdade de imprensa


O Portal Imprensa repercute matéria do Centro Knight de Jornalismo sobre documento da Unesco  - "Concentração da Propriedade de Mídia e Liberdade de Expressão: Padrões Globais e Implicações para as Américas"  - em defesa da comunicação independente e contra a concentração de mídia.

Trata-se de um relatório sobre a concentração histórica da propriedade de meios de comunicação na América Latina, monopólio e o fator de propriedade da mídia como limitação da liberdade de imprensa.

Uma das recomendações, segundo o Portal Imprensa, é "a criação de órgãos independentes que garantam equilíbrio, transparência e adotem regras para limitar a concentração indevida dos meios".

São especialmente citados monopólios de países como Brasil, Argentina e México.

No Brasil, as corporações tornaram "ideológica" a reivindicação sobre a regulação empresarial e comercial como uma forma carimbar o assunto como político-partidário para manter intocado o domínio da informação.

O relatório pode ser lido, na íntegra, AQUI

2 comentários:

Beto disse...

A falsa alegação de que comunistas querem censurar a mídia com propostas de regulação é que faz com que o Brasil tenha a mídia mais reacionária do mundo e monopolista com cinco ou seis famílias dominando tudo e trabalhando em parcerias. Os países desenvolvidos tem regulamentos para as empresas de midia, empresas não conteúdo, aqui vai ser dificil um governo conseguir um mínimo de ordem na suruba

Hoffman disse...

O Brasil é colonial nesse ponto.