sábado, 13 de maio de 2017

Cyber arrastão: ataque hacker é o primeiro assalto globalizado da história

O aviso dos cyber assaltantes

A CNN dedicou horas ao tema, ontem. 


Nas redes sociais, Edward Snowden criticou a NSA por não alertar outros países ao saber
que sua ferramenta baseada na falha do Windows havia sido vazada. 

Ainda não foi o cyber apocalipse, mas os hackers mostraram armas capazes de deflagrar um ataque mundial.

Segundo a empresa russa Kaspersky, especializada em segurança cibernética, foram identificadas cerca de 50 mil ações criminosas em mais de 70 países ( a Avast, empresa de softs de segurança, estima em 99 o número de países atacados).

A motivação da atual ofensiva foi chantagem. Ao consumar o sequestro de arquivos, os hackers exigiam quantias em bitcoins (em valores entre 300 a 600 dólares) para permitir que os usuários infectados voltasse a acessar seus documentos ou bancos de dados. O ataque foi denominado de Wanna Decryptor ou WannaCrye explorou uma vulnerabilidade do Windows.

Cyber invasões criminosas em larga escala não são novidade. A poderosa NSA (National Security Agency) americana hackeou não faz muito computadores governamentais de dezenas de países, inclusive aliados com Alemanha, França, Brasil etc, para obter informações estratégicas governamentais e de empresas e pessoas. A ação ilegal, embora justificada como de combate ao terrorismo, recolheu importantes informações econômicas e diplomáticas de empresas privadas em vários países. Antes disso, a mesma agência havia invadido caixa de emails e rastreado redes sociais de milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a famosa revelação da organização Wikileaks.

O mega ataque de ransonware (é este o nome da ação dos hackers, ontem, um tipo de malware que impede o acesso ao sistema infectado e exige um valor de "resgate" para liberá-lo), segundo as primeiras informações, utilizou uma ferramenta hacking desenvolvida para explorar a falha do Windows e que teria sido roubada da NSA. A Rússia foi o país mais atacado O Brasil sofreu algumas investidas, sites de empresas e órgãos públicos saíram do ar em 14 estados.

O ativista Eduardo Snowden criticou no twitter a NSA. Ele acha que ao descobrir há alguma semanas que a ferramenta maliciosa havia sido vazada poderia ter feito um comunicado privado às agências governamentais e evitado a ação dos hackers.

O invasão massificada entra para a história com o primeiro cyber arrastão da web globalizada.

Nenhum comentário: