quinta-feira, 4 de maio de 2017

É a conta do golpe: deputado tucano quer criar o escambo trabalhista...

Acredite se quiser. O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), da bancada ruralista, assina projeto que permite que as empresas paguem seus funcionários com "remuneração de qualquer espécie", como moradia e alimentação, e não somente com salário.

É a volta da senzala em versão neoliberal de um "cipo de aroeira" moderno.

O projeto ainda permite a eliminação do descanso semanal, obrigando o trabalhador rural a ralar durante até 18 dias seguidos. Trata-se da interminável conta do golpe  - em forma de supressão de direitos  - que setores poderoso estão levando ao governo federal.

Na prática, o projeto pretende criar o escambo trabalhista. Nessa visão, a de "modernizar" a legislação com um salto para o passado, os abolicionistas e a própria Princesa Isabel teriam perdido tempo e atrasado a agroindústria brasileira.

Vai ver que, se fossem vivos, seriam conduzidos coercitivamente para se explicarem ao deputado do PSDB.

Um comentário:

Bolado02 disse...

Esse Congresso só se mexe pra fazer esperteza que beneficia empresário (o que a maioria dos deputados é)
Não me admira se eles "modernizarem" as leis para usar mão de obra de criança, importar trabalhador da África, legalizar a profissão de capitão do mato, recriar os "bandeirantes" para exterminar índios e dividir o Brasil por capitanias hereditárias distribuidas entre eles. Afinal, o golpe foi pra isso, certo?.