segunda-feira, 1 de maio de 2017

O "putsch" do Piantella: restaurante-bunker da Era Temer, em Brasília, decora banheiros com fotos de Dilma e Lula

por O.V. Pochê 

Talvez por não se sentir muito à vontade em botequins, a direita abonada costuma eleger um restaurante de luxo para chamar de seu.

Hitler, ainda quando militante e com o nazismo no cardápio, adorava o Burgebräukeller, de Munique, costumava passar lá nos fins de tarde, e dizem que era onde promovia festinhas de aniversários para jornalistas agregados ao seu partido. Foi lá que os nazistas realizaram uma tentativa frustrada de golpe, que ficou conhecida como o "Putsch da Cervejaria". Mas essa é outra história.


Fotos: Reproduções Revista Fórum

O bunker da vez, em Brasília, é o Piantella, que ficou famoso como point de Ulysses Guimarães e outros políticos, nos anos 1980, fechou, e reabriu sob nova direção no novo regime pós-golpe.

Ontem, a revista Fórum revelou que os banheiros masculino e feminino do Piantella são indicados por fotos de Lula e Dilma.

A ideia de decorar banheiros com referências a desafetos não é nova. Um caso famoso, no Rio, foi o de um bar de Romário. Em 1998, insatisfeito por não ter sido convocado para a seleção, o hoje senador "homenageou" Zico e Zagallo com caricaturas no banheiro: o primeiro aparecia segurando um rolo de papel higiênico e o segundo de calça arriada, no vaso sanitário. Romário perdeu processos movidos pelos dois e 'morreu" em uma indenização.

Mesmo que Dilma e Lula processassem o Piantella, indenização não seria problema para o milionário dono do restaurante, Omar Resende Peres Filho. Conhecido pela alcunha de Catito, dono do "Burgebräukeller" de Brasília, ele pode até seguir, se quiser, a sugestão dos "haters" da web e levar a ideia para sua rede de casas no Rio de Janeiro, utilizando personalidades igualmente rejeitadas por denunciarem o golpe e divulgarem o "Fora Temer".

No Fiorentina, Fernanda Montenegro indicaria o banheiro feminino e Luís Fernando Veríssimo, o masculino; no Hippopotamus, do qual é sócio e que vai ser inaugurado, ficariam Sônia Braga, apontando a latrina feminina e Chico Buarque, o mictório; no Bar Lagoa,  Leonardo Boff e Leticia Sabatella.

Capaz da politizada rede de restaurantes ganhar a cotação máxima de "cinco coliformes" na versão brega do Guia Michelin: o Guia do Migué.

6 comentários:

Isabela disse...

Independentemente de preferência política, apenas uma baixeza igual a que Romário fez com duas lendas do futebol: Zico e Zagalo.

R. Vianna disse...

Vou pra Brasília só para mijar nesses banheiros. Grande ideia. Melhor do que isso só quando esses dois forem expulsos do Brasil. Viva Bolsonaro!!!! E parabéns ao dono do restaurante. Aleluia!

Wedner disse...

Isso aí diz muito mais da qualidade desse dono do que de Dilma e Lula. Será que ele faria isso quando os dois estavam no Palácio do planalto?

Sávio disse...

Alguns milionários são arrogantes até encarar uma lava jato aí ficam mansinhos

J.A.Barros disse...

Me preocupa esses vivas a Bolsonaro. É uma idéia tenebrosa para o país, mas idéia criada pela desilusão do povo com as tragédias Lula e Dilma.

Wilson disse...

Esse é o Brasil que se antecipa ao bem cotado nas pesquisas Bolsonaro. Um país grosseiro, de direita, reacionário, preconceituoso, a cara da elite do pais. Preocupa as vitórias que a direita fascista está tendo no Congresso, na Justiça, na polícia, no presidência, no assassinato de indios e lideres do campo por fazendeiros. Os fascistas estao dando de 7 a 1.