quinta-feira, 18 de maio de 2017

Se Temer chamar o caminhão de mudança, quem vai morar nos palácios do Propinalto e do Alvoroço? Pode rolar uma vaga para despachante...

por Flávio Sépia

Pelé já disse que o brasileiro não sabe votar. Faltou de dizer que a grande mídia também não. Desembarcou da República Velha apenas quando forças urbanas começaram a minar a oligarquia agrária, conviveu com o ditador Getúlio Vargas e se beneficiou com verbas do Estado Novo, mas ajudou a demolir o governo constitucional do mesmo Vargas quando este deu um rumo tido como popular à sua gestão; com os militares e as forças conservadoras promoveu o golpe de 1964 e reinou ao lado dos coturnos por 21 anos; manteve a parceria no desastrado governo do "parça" Sarney; trabalhou para eleger Collor de Mello; apoiou com entusiasmo Aécio Neves para presidente, conspirou contra Dilma Rousseff e abraçou Michel Temer. Impressionante.

Ontem, a palavra mais pronunciada por âncoras foi "perplexidade"? Como assim? Temer e Aécio são citados em delações quase que diariamente. A irmã do Aécio, idem. O suposto operador do Planalto já é conhecido. As marcas de batom nas ilustres cuecas eram muitas. A bomba estava pronta, o estopim é que foi providencialmente apagado várias vezes nos últimos meses. Novidade mesmo são as gravações, que ainda não foram divulgadas.

Aparentemente, esse modelo de intervenção midiática não será quebrado. Como os aliados estão caindo como peças de dominó enfileiradas e Temer agora circula entre o Palácio do Propinalto, onde despacha, e o Palácio do Alvoroço, onde mora, a mídia dominante procura um novo "despachante". Aparentemente Dória é a bola da vez no radar midiático. Quem mais? Alkmin é praticamente um pato manco, tantas são as suas citações em merendas e metrôs paulistas; Serra anda sonolento e também frequenta listas de delatores; Luciano Huck ainda está na categoria balão de ensaio, mas ganhou aval de FHC; Barbosa, o herói do mensalão já não parece tão confiável para o "sistema"; Carmen Lúcia é cogitada; Henrique Meireles, ex-conselheiro da JBS?; Moro?; Bernardinho?; Marina;  Kim Kataguiri; Deltan Dallagnol? Bolsonaro?

Difícil saber o que vai acontecer nos próximos dias. Temer vai escrever uma carta de renúncia? Rodrigo Maia assume, convoca eleições e será efetivado?

Temer resiste e se sustenta com a muleta das reformas exigidas pelo "mercado". Ontem, o líder do governo no Senado, o notório Romero Jucá, ele também na lista de chamada da Lava Jato, já defendia que o importante é continuar trabalhando pelas reformas e pelo Brasil, zil, zil.

4 comentários:

Wedner disse...

O Brasil precisa que tudo seja resolvido com rapidez,dentro da Constituição. Tem corrupto preso, tem corrupto indiciado, o que não pode é ter corrupto no poder fazendo reformas encomendadas, prejudicando o povo e mandando no milhões de brasileiros trabalhadores honersto. Não pode pilantra governando.

J.A.Barros disse...

Mas só tem pilantra. No caso seria o menos pilantra? Qual desses políticos atuais poderia assumir a presidência do país? Pode lembrar de algum? Este país está sem líderes, os poucos e fracos que tem nem carisma possuem. Aí, o pensamento se volta para Lula. Mas fica a pergunta? Mas não foi com ele que essa situação foi criada? Ele o seu partido de sindicalistas ávidos pelo poder e pelo dinheiro? Seria um t=retrocesso. Não vejo no momento o nome indicado para assumir essa responsabilidade de reconcertarr o Brasil.

J.A.Barros disse...

No fim, a Odebrect virou o coco do cavalo do bandido, porque a grande corruptora era a JBS que com bilhões comprava todos os corruptos deste Brasil. Enfim, apareceu neste final de ajuste de contas a JBS acusando Lula e Dilma Rousseff de terem recebido deles 150 milhões de dólares em contas no exterior. Os "falsos puros e honestíssimos" – Lula e Dilma – não recebiam a propina em reais,mas em dólares. A JBS abriu o jogo e entregou todo mundo. elegeram mais de mil deputados federais, governadores, prefeitos e quem mais eles quisessem. Os maiores corruptores deste país. Parede que havia uma disputa entre empresas brasileiras quem corrompia mais: ganhou a JBS. Tem de convocar uma nova Assembleia Constituinte porque essa ja está por demais rasgada e rasgada por ministros do STF. Esse país tem de apagar tudo e recomeçar do zero.

J.A.Barros disse...

E mais, a JBStem de ser precisada como agente corruptora julgada e condenas, porque não pode ser condenado apenas o corrupto, a corruptora também, porque se não houvesse o agente corruptor não haveria o corrupto.