sexta-feira, 19 de maio de 2017

A casa caiu...

O Solar dos Neves, e São João Del Rei, sob cerco de manifestantes, ontem. Protestando contra a corrupção e pedindo "Fora Temer", eles queimaram um boneco de Aécio Neves. A foto é de Van UFSI
e foi divulgada no site Pop News.
Estátua de Tancredo Neves em São João del Rei ganhou um cartaz: "Que vergonha dos meus netinhos. Que vergonha". A foto viralizou no Facebook


Irmã e "estrategista" de Aécio, Andréa Neves
posou para "ensaio fotográfico" regulamentar antes de adentrar a
Penitenciária Estevão Pinto. Poderosa em Minas Gerais, ela costumava ligar para redações e pedir
cabeças de repórteres quando uma matéria a desagradava. Reprodução

Aécio na capa da Veja, em abril de 2017, quando foi acusado de receber propina
da Odebrecht. A família Neves não imaginava que o pior estava por vir nas fitas de
Joesley Batista.

Nos "bons tempos", quando era o "queridinho" da Veja,
que o favorecia em campanha para presidente.

A revista foi acionada pelo TSE
por fazer "propaganda eleitoral" ao veicular
publicidade de uma das edições
em plena reta final da campanha. 

Os Neves já viveram dias melhores. A delação de Joesley Batista, do grupo JBS, esmagou o clã com a força de uma tonelada de pães de queijo.

Aécio Neves foi afastado do cargo de senador e licenciado do posto de presidente do PSDB. Andréa Neves, a neta, vê o sol nascer quadrado; o neto de Tancredo Neves, Aécio, mostrou como é possível conseguir um "empréstimo" de 2 milhões de reais sem precisar ir ao banco; o Solar dos Neves, em São João del Rei, sede do feudo da família, foi cercado por manifestantes durante protesto contra a corrupção, com o devido "Fora Temer". O apartamento em que morou Tancredo, na Avenida Atlântica, no Rio, foi revistado pela Polícia Federal. Outros apartamentos, casas e a fazenda da família foram visitados. Pouco antes do escândalo JBS vir a público, Suzana Neves, prima dos irmãos Neves e ex-mulher de Sérgio Cabral, virou alvo de investigação por suspeita de receber dinheiro ilícito do ex-governador do Rio de Janeiro.

E, por falar em Tancredo, em uma involuntário marketing de oportunidade, acaba de ser lançado "Tancredo Neves, o príncipe civil".

Escrito pelo jornalista Plínio Fraga, o livro desmistifica o político mineiro. Além de mostrar sua habilidade como articulador político, revela episódios, digamos, incômodos. Uma das revelações é o mistério que envolve as "sobras" da campanha de Tancredo para a votação do colégio eleitoral da ditadura que o elegeu presidente: segundo o autor, dez milhões de dólares tomaram rumo ignorado. Fraga também cita uma acusação que remete ao tempo em que Tancredo foi vereador em São João del Rei e teria se beneficiado de um lei para o setor têxtil quando, por "coincidência", era proprietário de uma tecelagem na cidade.

Protagonista da política brasileira, Tancredo fez duas tentativas para comandar o país. Quando foi instituído o parlamentarismo no Brasil, em 1961, na verdade, um "golpe branco" contra o presidente João Goulart, Tancredo foi nomeado primeiro-ministro. Mas durou pouco no poder. Apenas nove meses depois, em plebiscito, os brasileiros fizeram o presidencialismo voltar e Tancredo foi defenestrado. Praticamente hibernou durante a ditadura para voltar como candidato a presidente via eleição indireta, em 1985. Mais uma vez, o destino lhe negou o poder. Com mais de 50 milhões de votos na última eleição presidencial, Aécio Neves quase chegou lá. Trabalhava, agora, para ser novamente candidato. Já não vinha bem nas pesquisas para 2018. O novo escândalo provavelmente eliminará suas chances. Ele sonhava em bater chapa com Lula. Dificilmente os nomes dos dois aparecerão na tecla "confirma" da urna eletrônica no ano que vem. Ambos têm preocupações agora mais urgentes do que ambições presidenciais. O mais provável é que esse trem já tenha deixado a estação sem levá-los como passageiros.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Gente, é preciso coragem de uma mulher de pedir a um empresário muito bem sucedido 40 milhões de reais para a compra de um apartamento no Rio de Janeiro para a sua mãe. Essa mulher é irmã de um político que foi candidato a presidente do Brasil. Meu Deus! não acredito que exista um apartamento neste valor, mesmo na orla mais valorizada do Rio ou na Barra ou até mesmo em Mangaratiba, onde o aprisionado ex-gcernador mantinha uma mansão e o craque de futebol, Neymar, comprou por 26 milhões de reais uma mansão com piscina e também um campo de futebol. A cara dessa mulher nem treme, apesar de presa pela Polícia Federal. Presa e fichada.

J.A.Barros disse...

Nesse imbroglio do presidente Temer esqueceram-se da denúncia de que a JBS teria aberto contas no exterior 150 milhões de dólares para o senhor Lula e a incompetente "ex-presidenta" Dilma Rousseff. Ora, isso é da maior importância, porque é uma acusação direta da corrupção desses dois Políticos que foram presidentes deste país. Esses 150 milhões de dólares estariam divididos em 70 milhões para o ex-presidente Lula e 80 milhões para a incompetente "ex-presidenta" Dilma. E o extrato dessas contas era levado ao conhecimento deles pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega. Esses fatos são tão importantes ou mais até do que a crise do presidente Temer. Espero que não fique no esquecimento da crônica política da nossa mídia.