quarta-feira, 10 de maio de 2017

Contra anorexia e bulimia - Campanhas publicitárias que usam photoshop para mostrar "corpos perfeitos" passam a vir com o aviso obrigatório de "Fotos Retocadas". E modelos com índice de gordura corporal muito abaixo dos padrões de saúde não poderão desfilar. Na França...




por Clara S. Britto

O Ministério da Saúde francês entrou na passarela da moda.
Comunicado oficial que está repercutindo agora na imprensa internacional determina que a partir de 1° de outubro de 2017 será obrigatória em imagens comerciais a menção "Fotografia Retocada" sempre que a foto for manipulada por softwares para indicar corpos fora da realidade ou silhuetas artificialmente distorcidas em campanhas publicitárias como indução a ideais de beleza inatingíveis para a maioria das pessoas.
Em outra medida, submete a profissão de modelo a alguns controles, incluindo a verificação do Índice de Massa Corporal de acordo com as medidas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.
As mesmas regras valerão para a União Europeia. Modelos receberão um certificado de saúde atribuído pelo governo francês, que responde a numerosas reclamações da população contra a onipresença da magreza e seu impacto em um país que registra 600 mil jovens com distúrbios alimentares e cerca de 40 mil vítimas de anorexia.

O Brasil não tem qualquer controle sobre os efeitos na formação dos jovens do bombardeio dos padrões de beleza impostos pela indústria da moda em campanhas publicitárias, sejam os estéticos ou os raciais.

Nenhum comentário: