quinta-feira, 4 de maio de 2017

Fotografia: a repressão e a inspiração...

Rio de Janeiro, Cinelândia. Foto de Ana Carolina Fernandes. Reprodução Facebook

A fotógrafa Ana Carolina Fernandes cobre manifestações desde 2013. Na sexta-feira passada, durante a violenta repressão da PM carioca, ela fez a foto acima, que viralizou nas redes sociais.

O aparato policial faz contraponto à frase de Ana Maria Machado em um cartaz no prédio da Biblioteca Nacional.

Ana Carolina contou ao jornal Extra que viu poucas vezes uma repressão tão forte da polícia.
"A repressão foi das mais violentas. E foi a violência mais rápida. Na minha opinião, ficou muito claro que não era nem para acontecer (o protesto). A Polícia Militar sufocou. Foi violentíssimo. Eu diria que ele nem aconteceu", relatou ao Extra.

A PM alegou que reagiu à "ação dos vândalos". Mas vários testemunhos denunciaram que a polícia começou a agir ainda durante a concentração.

A fotógrafa foi atingida por balas de borracha, em ambas as pernas.

Ana Carolina já trabalhou em vários veículos, como Jornal do Brasil, O Globo e Folha de S.Paulo,  na Agência Estado, e hoje é autônoma.

Prainha, Rio de Janeiro. Foto de Ana Carolina Fernandes

Quando longe de cenas como a da Cinelândia, ela focaliza cenários mais tranquilos. Ana Carolina pretende lançar, em 2018, um livro com fotos da Prainha, Área de Proteção Ambiental na região do Recreio do Bandeirantes, no Rio, muito frequentada por surfistas. Em entrevista ao site Louie, ela destacou a luminosidade do lugar: "Um contra-luz quase o ano inteiro que eu amo! A Prainha tem cheiro de praia selvagem. Tem essa coisa meio de ser de um tempo mais devagar".
Você poderá ver mais fotos da Prainha no site Louie, clicando AQUI.


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Coitada da ana Carolina. Balas de borrachas devem doer muito. Mas, foi a profissão que ela escolheu, que é sujeita a essas violências políciais.

J.A.Barros disse...

Olha gente, o talento da Ana Carolina é alguma coisa fora do comum. Ela é uma a artista da fotografia. Confesso que nunca vi – até agora – fotos contra luz tão bem feitas e bonitas, além de sua expressividade, como essas feitas na Barra. E olha, que tirar fotos contra luz é muito difícil. Você está de parabéns, Ana Cristina: você é uma fotógrafa.