Um fotograma do filme "Desprezo" ("Le Mépris"), de Jean-Luc Godard, é o tema do cartaz do 69° Festival de Cannes, que acontecerá de 11 a 22 de maio. Os designers Hervé Chigioni e Gilles Frappier criaram o poster.
Em 1962, ao filmar "Desprezo", que foi lançado um ano depois, Godard escolheu como cenário a famosa casa do escritor Curzio Malaparte construída sobre um penhasco em Cabo Marsullo, na ilha de Capri. Um arquiteto (Adalberto Libera) teria feito o esboço da obra que foi alterado e redesenhado pelo próprio Malaparte.
A escada piramidal é parte do teto da casa e leva a um terraço de onde se tem uma deslumbrante vista para o Mediterrâneo.
Membro do Partido Nacional Fascista, o controvertido escritor teve, contudo, um livro proibido pelo regime de Mussolini e, por isso, foi desfiliado do partido e preso. Mas teria sido por intervenção do genro do ditador, seu amigo Galeazzo Ciano, que Malaparte obteve o terreno e a licença para a construção, em 1937.
Com a morte do escritor, em 1957, a casa foi abandonada. Estava depredada e era alvo de vandalismo quando Godard a usou como set, como se vê no filme. Foi restaurada posteriormente e hoje pertence a uma fundação cultural.
Símbolo da arquitetura moderna, está aberta à visitação para quem se dispõe a navegar por cerca de 50 minutos a partir de Nápoles e, principalmente, subir 99 degraus. Com um detalhe: a escada não tem corrimão e a ilha, às vezes, é batida por ventos fortes.
Observe que um precavido Malaparte construiu no terraço uma parede estilosa e modernista, como abrigo. A ideia do escritor era curtir a vista com tranquilidade e não ser arremessado ao Mediterrâneo.
Observe que um precavido Malaparte construiu no terraço uma parede estilosa e modernista, como abrigo. A ideia do escritor era curtir a vista com tranquilidade e não ser arremessado ao Mediterrâneo.
No elenco de Le Mépris estavam Brigitte Bardot, Jack Palance e Michel Piccoli. Acima, Bardot caminha sobre o terraço da casa. Veja o vídeo em versão com legendas em espanhol, clique AQUI
|
2 comentários:
Bem moderna para a época. Pena que o filme mostra poucas cenas do interior e mais detalhes internos
Maravilhosa essa casa e essa vista
Postar um comentário