segunda-feira, 21 de março de 2016

Festival de Cinema de Cannes 2016 divulga cartaz inspirado em cena de filme de Godard ambientada na famosa casa do escritor Curzio Malaparte, em Capri


Um fotograma do filme "Desprezo" ("Le Mépris"), de Jean-Luc Godard, é o tema do cartaz do 69° Festival de Cannes, que acontecerá de 11 a 22 de maio. Os designers Hervé Chigioni e  Gilles Frappier criaram o poster. 

Em 1962, ao filmar "Desprezo", que foi lançado um ano depois, Godard escolheu como cenário a famosa casa do escritor Curzio Malaparte construída sobre um penhasco em Cabo Marsullo, na ilha de Capri. Um arquiteto (Adalberto Libera) teria feito o esboço da obra que foi alterado e redesenhado pelo próprio Malaparte. 

A escada piramidal é parte do teto da casa e leva a um terraço de onde se tem uma deslumbrante vista para o Mediterrâneo. 

Membro do Partido Nacional Fascista, o controvertido escritor teve, contudo, um livro proibido pelo regime de Mussolini e, por isso, foi desfiliado do partido e preso. Mas teria sido por intervenção do genro do ditador, seu amigo Galeazzo Ciano, que Malaparte obteve o terreno e a licença para a construção, em 1937. 

Com a morte do escritor, em 1957, a casa foi abandonada. Estava depredada e era alvo de vandalismo quando Godard a usou como set, como se vê no filme. Foi restaurada posteriormente e hoje pertence a uma fundação cultural. 

Símbolo da arquitetura moderna, está aberta à visitação para quem se dispõe a navegar por cerca de 50 minutos a partir de Nápoles e, principalmente, subir 99 degraus. Com um detalhe: a escada não tem corrimão e a ilha, às vezes, é batida por ventos fortes. 

Observe que um precavido Malaparte construiu no terraço uma parede estilosa e modernista, como abrigo. A ideia do escritor era curtir a vista com tranquilidade e não ser arremessado ao Mediterrâneo.   



No elenco de Le Mépris estavam Brigitte Bardot, Jack Palance e Michel Piccoli. Acima, Bardot caminha sobre o terraço da casa. Veja o vídeo em versão com legendas em espanhol, clique AQUI
A casa de Curzio Malaparte, restaurada, virou atração turística.

2 comentários:

Terê disse...

Bem moderna para a época. Pena que o filme mostra poucas cenas do interior e mais detalhes internos

Diana disse...

Maravilhosa essa casa e essa vista